Por Carolina Torres
Cruzeiro do Sul passou a integrar oficialmente o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com outros 129 municípios, conforme publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no dia 8 de maio.
A inclusão, que contou com o suporte da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), representa um marco significativo para a região, impulsionando a consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Acre.
Além de Cruzeiro do Sul, municípios como Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Plácido de Castro estão em processo de adesão em andamento, e todas cidades visitadas manifestaram interesse no sistema, conforme informou a coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, Nazaré Oliveira.
“Essa ação busca consolidar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional em todo o Acre. Além de iniciarmos o processo de adesão, também conhecemos os equipamentos de SAN [Segurança Alimentar e Nutricional] que já existem nos municípios, como cozinhas solidárias e hortas comunitárias. A política do Sisan possibilitará a melhoria e ampliação desses projetos”, explica Nazaré.
A iniciativa não apenas fortalece o acesso à alimentação adequada, mas também abre portas para a participação em empreendimentos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fomenta a agricultura familiar e promove a segurança alimentar em comunidades vulneráveis.
O que é o Sisan
Criado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) em 2006, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) é uma importante ferramenta que promove a articulação entre os diversos setores governamentais e da sociedade civil na busca pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (Dhaa).
Baseado nos princípios da participação social e intersetorialidade, o Sisan desempenha um papel fundamental na formulação e execução de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional nos níveis nacional, estadual e municipal, visando garantir a alimentação adequada para todos os cidadãos.
Fonte agencia.ac.gov.br