Por Jairo Carioca
Com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) certificou mais 700 jovens e adultos que participaram de mais uma edição da Caravana do Desenvolvimento na região do Juruá. A solenidade aconteceu na manhã deste sábado, dia 3, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul.
Para atender os mais de 700 alunos inscritos nos cursos, o Sistema FIEAC disponibilizou seis unidades móveis: Cozinha Brasil, Madeira e Móveis, Alimentos, Automotiva, Construção Civil e Inclusão Digital. Além das carretas, as aulas também foram realizadas no Sebrae de Cruzeiro do Sul, na Escola Estadual Dom Henrique Ruth e na Unidade Integrada SESI SENAI do Juruá.
O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, afirmou que o tema qualificação vem sendo tratado como prioridade pela indústria brasileira devido a migração de carreira no mercado de trabalho atual, influenciada pela rápida evolução tecnológica e constantes mudanças econômicas.
“Por isso esse esforço de interiorizar nossas ações. Em Cruzeiro do Sul e toda região do Juruá já foram duas mil pessoas certificadas. Para todo o sistema é gratificante ver o sonho de inclusão no mercado de trabalho de tantos jovens”, disse Ribeiro.
A Seict integra o projeto desenvolvido pela Fieac por meio dos programas Polo Digital e o Sistema Nacional de Emprego (Sine). São mais de 600 cursos de qualificação profissional ofertados pela modalidade EAD. Ao parabenizar o sucesso da Caravana no Juruá, Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, destacou o desafio profissional no mundo cada vez mais tecnológico.
“Há uma necessidade dos profissionais se reinventarem. E o governo do Acre se soma a esse desafio numa busca ativa de jovens que têm interesse em se qualificar. Os que não puderam ingressar em um dos cursos oferecidos pela caravana, se inscreveram na plataforma dos nossos programas”, acrescentou Mesquita.
O Sine também ofereceu serviços de buscas de vagas de emprego, apresentando um banco de dados para as principais necessidades do mercado de trabalho. “Novas empresas foram cadastradas, estreitando essa relação entre empregador e empregado”, concluiu o titular da Seict.
A gerente do Sesi/Senai em Cruzeiro do Sul, Perla Borges, agradeceu os parceiros do projeto, afirmando que o movimento de cursos intensivos contribui para avanços no sistema industrial. Ela destacou o curso de mecânica automotiva como um dos mais procurados na edição Juruá.
Ao falar em nome dos alunos, o senhor Gerson Francisco Martins agradeceu aos organizadores do evento. Para ele, as oportunidades oferecidas pela Caravana marcam uma nova etapa na vida de cada cidadão cruzeirense. “Estamos muito felizes de estar vivendo esse momento hoje. Saimos mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, disse Martins.