Por: Eliel Mesquita
Asaf Lima da Silva, de 3 anos, está internado há dois dias no Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, tratando-se de pneumonia. O pequeno conheceu o espaço que abriga a brinquedoteca da unidade, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 11.
Sua mãe, Cleicimar da Silva, esteve a todo momento ao seu lado, testemunhando os frutos do investimento que será um divisor de águas aos tratamentos pediátricos ofertados no Abel Pinheiro. “O ambiente hospitalar causa tensão e aqui nos sentimos muito melhores, a criança se distrai. É uma iniciativa muito boa, que vai melhorar bastante o atendimento ao público infantil”, avaliou.
Há 40 anos atuando na unidade, a técnica de enfermagem Edilene Macedo se emocionou ao ver o pequeno Asaf descerrar a placa e oficializar o início dos atendimentos na brinquedoteca. “De hoje em diante, este hospital não será mais o mesmo. Nossa equipe se dedica para oferecer o melhor e tudo flui com naturalidade. Agradeço a todos que abraçaram a causa”, afirmou, emocionada.
O hospital conta com quatro leitos de pediatria e a meta é beneficiar toda a demanda com atividades voltadas à alfabetização, leitura, produção de histórias infantis, pintura e outras. Hélio Bentes, gerente-geral do Abel Pinheiro, define o benefício como “um caminho para humanizar os atendimentos”.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) vem dando total assistência às boas práticas que ajudam o Acre avançar na prestação e qualidade dos serviços oferecidos à população. “O governo do Estado entregou ao município um hospital de ponta e hoje vem mais uma novidade. É mais uma ação da política estadual que prioriza salvar vidas de acreanos”, enfatizou Diane Carvalho, gestora interina da Coordenação Regional de Saúde no Juruá.
A brinquedoteca se tornou realidade graças à colaboração de servidores da unidade, empresários locais e de pastas ligadas à Prefeitura de Mâncio Lima.
O que disseram os parceiros
“É um espaço que ameniza os traumas da internação hospitalar. Aqui tem uma sala alegre e colorida, que ajuda no tratamento das crianças. É um ganho para toda a sociedade.”
Josiane de Souza, assistente social do hospital
“Doamos livros, produzimos bolsas para colocá-los e vamos criar prateleiras para organizar melhor o local. É uma ação estratégica unir saúde e educação.”
José Gustavo Ribeiro, formando em Pedagogia na Universidade Federal do Acre
“A inserção de brincadeiras e interações são fundamentais ao desenvolvimento das habilidades das crianças, e aqui elas poderão interagir e se socializar”.
Maria José Silva do Nascimento, coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Mâncio Lima
Fonte agencia.ac.gov.br