Por Miguel França
“Este é um projeto inspirado em dois povos: Ashaninka e Yawanawa; essa roupa se chama Yawa Tari, que é roupa em yawanawa, e ela foi inspirada porque a minha filha é a Ashaninka. Então eu queria juntar as tradições”, afirmou a designer Nedina Yawanawa, que apresentou na noite desta sexta-feira, 6, sua nova coleção no Espaço Vivencie Etnovivências, na Expoacre, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Sete) e Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).
A coleção é uma homenagem às tradições e à cultura do povo Yawanawa, com roupas que unem elementos da natureza e espiritualidade. As peças, inspiradas nos desenhos tradicionais e sagrados, ganham destaque no evento que conta com a participação de modelos indígenas e convidados especiais.
“Cada traço dos desenhos nas roupas traz uma história e um significado profundo para nós. São inspirados na cobra jiboia, na borboleta, na ponta das lanças e na natureza que nos rodeia,” explica Nedina. “É uma forma de mostrar para a sociedade que nos envolve, a nossa identidade e cultura.”
Além de roupas tradicionais adaptadas para o cotidiano, o evento também apresentou peças pensadas para cerimônias importantes, como as noites de dança do Ritual de Uni.
A expectativa para o desfile era grande, segundo Nedina Yawanawa. “Espero que todos que assistem consigam ver a riqueza do povo indígena. Hoje o povo Yawanawa vai desfilar, e amanhã será a vez do povo Huni Kuin. É uma oportunidade de conhecermos mais sobre as tradições e histórias dos nossos povos.”
E a designer Nedina Yawanawa teve suas ideias compreendidas, pois a administradora, Saita Matos, expressou seu encantamento com a coleção apresentada no evento. “Achei muito linda, maravilhoso. Fiquei encantada. A roupa é bem fluida, bem alegre, amei, muito, muito bom,” comentou Saita, demonstrando sua satisfação com as peças exibidas.