Com 16 anos de atuação, o LABSUL DIAGNÓSTICOS CLÍNICO-LABORATORIAIS é referência no Acre e o único laboratório do Vale do Juruá a possuir certificações nacionais e internacionais de qualidade diagnóstica. Assinam essas certificações a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, LAQUI – Latin American Quality Institute (Panamá), INUQ – Intercontinental Union for Quality (EUA), BSI – British Standards Institution (Reino Unido – Inglaterra), entre outros.
Dentre as certificações de maior relevância em qualidade diagnóstica, é o único laboratório clínico em todo interior do Estado do Acre certificado pelo International Organization for Standardization (ISO) 9001:2008.
Toda essa qualidade e excelência o levou a conseguir, em agosto de 2015, um dos seus maiores feitos: ser ACREDITADO no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, o PALC, considerado o melhor e mais prestigiado programa latino-americano de qualificação e acreditação laboratorial diagnóstica.
No Brasil existem aproximadamente 16.600 laboratórios clínicos. Destes, apenas 141 são aprovados e acreditados pelo PALC, que foi criado e é mantido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), sociedade médica científica regida por médicos patologistas clínicos.
Na Região Norte, apenas cinco laboratórios possuem o certificação PALC. O LABSUL DIAGNÓSTICOS é o único laboratório clínico no Estado do Acre a receber o Prêmio Qualidade Brasil, certificação nacional de qualidade concedida a empresas que se destacam nos seus segmentos, podendo, ainda, ser citados outros reconhecimentos de qualidade da maior relevância:
– 2002 – Controle de Qualidade SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas
– 2006 – Certificação de Excelência Laboratorial – Categoria BRONZE
(SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas)
– 2008 – PRÊMIO QUALIDADE BRASIL
(Chancelado pela TQCS – Total Quality Control Service – International Quality Award)
– 2010 – PRÊMIO QUALIDADE BRASIL
(Chancelado pela TQCS – Total Quality Control Service – International Quality Award)
– 2010 – CERTIFICAÇÃO LATINO-AMERICANA DE QUALIDADE DA LAQI
(Chancelado pela LAQUI – Latin American Quality Institute)
– 2011 – PRÊMIO TOP LEADER AMÉRICA DO SUL
(Chancelado pela ABIQUA – Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade)
– 2012 – CONTROLE DE QUALIDADE PELM – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA PARA
LABORATÓRIOS MÉDICOS
(SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial)
– 2012 – CERTIFICAÇÃO LATINO-AMERICANA DE QUALIDADE DA LAQI
(Chancelado pela LAQUI – Latin American Quality Institute)
– 2012 – PRÊMIO QUALIDADE LATINO ÍBERO AMERICANO
(Chancelado pela ABIQUA – Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade)
– 2013 – PRÊMIO QUALIDADE BRASILEIRA
(Chancelado pela INUQ – Intercontinental Union for Quality)
– 2014 – Certificação ISO 9001:2008
(Chancelado pela BSI – British Standards Institution )
– 2015 – ACREDITAÇÃO LABORATORIAL
(Acreditado pela SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) Único Laboratório no Estado do Acre e o quinto na Região Norte.
O diretor- técnico da empresa, Dr.Luiz Augusto Nunes de Oliveira Batista, assegura que se criaram algumas características bem próprias na empresa. “Primamos pelo comprometimento com o paciente, pela credibilidade com a classe médica em relação à veracidade de nossos exames, a humanização no atendimento, além da modernização e atualização de equipamentos e corpo profissional”, enumerou ele.
O trabalho do LABSUL – DIAGNÓSTICOS CLÍNICO-LABORATORIAIS hoje é reconhecido pela qualidade superior dos procedimentos adotados, que asseguram conclusões diagnósticas com o mais alto grau de confiabilidade, assim fazendo valer seu slogan: Para Preservar a Vida, Só o Melhor é o Suficiente.
“O mais importante é proporcionar integridade, segurança, qualidade e confiabilidade aos nossos pacientes”, declarou a diretora administrativa da empresa, a biomédica Dra Valesca Lúcia Siqueira Batista.
Além da matriz em Cruzeiro do Sul, uma estrutura física confortável de 1.740 metros quadrados, que fica no centro da cidade, o LABSUL DIAGNÓSTICOS possui unidades de atendimento no Centro, próximo à Rodoviária, bairro Aeroporto Velho, em Mancio Lima e no vizinho município amazonense de Guajará.
“Estamos na elite laboratorial brasileira, o que é motivo de orgulho para a população acreana e juruaense”, comentou Dr Luiz Augusto, afirmando que existe um sentimento entre os funcionários em sempre querer e fazer o melhor.
Responsabilidade social
Além de empregar 42 pais de famílias diretamente, a direção da empresa busca incessantemente melhorar seu quadro funcional, com treinamentos e capacitações sistemáticas, valorizando o capital humano. Também investe naquilo que é o retorno para o que a sociedade concedeu. Isso é possível porque um percentual de cada exame realizado é destinado às ações sociais, o que significa dizer que cada paciente, quando realiza seus exames laboratoriais, também está contribuindo para estas ações. “Somos uma empresa consciente de nossa responsabilidade social, sempre objetivando levar solidariedade aos mais carentes, especialmente àqueles que estão longe das cidades ou centros urbanos”, comentou o diretor de atendimento, Djames Almeida da Silva.
“A nossa empresa é parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social da região”, acrescentou ele, citando as festas natalinas nos município de Tarauacá e Mâncio Lima, a União em Prol de Uma Pascoa Melhor, em Guajará, e o Natal Solidário realizado em regiões de difícil acesso.
O início
A história do LABSUL DIAGNÓSTICOS começou mais precisamente há 44 anos, quando desembarcou em Rio Branco, a convite do governador Wanderlei Dantas, o então Dr. Luiz Augusto Batista, Farmcêutico-Bioquímico, formado pela Universidade de São Paulo (USP).
Contratado inicialmente para trabalhar na Secretaria de Segurança, realizando perícias toxicológicas, Dr. Luiz Augusto Batista também foi convidado para realizar atendimentos clínico-laboratoriais na Secretaria de Saúde e Hospital de Base.
Em 1973, monta seu laboratório clinico particular, no centro da cidade. Em 1981, na Rua Alvorada, nº 514, bairro Bosque, constrói a sede própria do Laboratório Clinico Dr. Luiz Augusto Batista, onde até hoje está localizado.
O laboratório Dr. Luiz Augusto Batista sempre foi pioneiro em tudo o que se refere a análises clínicas e medicina laboratorial no Estado do Acre. Foi o primeiro a ser agraciado com um selo de Controle de Qualidade Nacional e primeiro a instalar equipamentos totalmente automatizados. Também foi o primeiro a possuir uma equipe com profissionais especializados.
No ano de 2000, percebe-se a necessidade da estruturação de uma filial em Cruzeiro do Sul, em função do grande número de atendimentos a pacientes vindos do Vale do Juruá. Deslocamentos onerosos, muito tempo fora de domicílio e acompanhamentos sistemáticos com exames de monitoração figuram entre as principais dificuldades relatadas por pacientes.
Há 16 anos nascia o LABSUL – DIAGNÓSTICOS CLÍNICO-LABORATORIAIS
Em 19 de abril de 2000, o acreano de Rio Branco, Dr Luiz Augusto Nunes de Oliveira Batista, o Dr. Luiz Augusto Filho, e a paulista de Sorocaba, Dra. Valesca Lúcia Ciqueira, iniciam atendimento quinzenal em Cruzeiro do Sul. O Casal montou uma unidade de coleta na Santa Casa, que visava minimizar as dificuldades e custos para a população.
Com aumento constante dos atendimentos, viu-se a necessidade da instalação de um laboratório clínico para execução dos exames e agilização na liberação dos resultados. Ao invés de continuarem na cômoda posição de diretores dos setores de Imunologia Clínica e Hematologia de um dos melhores laboratórios clínicos do Acre, em Rio Branco, decidiram investir e instalar um laboratório em Cruzeiro do Sul.
Com o objetivo de levar qualidade diagnóstica em exames laboratoriais, crescendo juntamente com esta efusiva e dinâmica cidade, em 12 de outubro de 2001 nasce o LABSUL- Diagnósticos Clinico-Laboratoriais, situado em um imóvel alugado, sob a responsabilidade técnica-clínica do Dr. Luiz Augusto e da Dra. Valesca L. Ciqueira.–
JORGE NATAL, DA CONTILNET, REPRODUÇÂO