Inaugurada neste sábado, 24, a região contará com os serviços da Clínica de Doenças Renais da Região do Vale do Juruá, instalada no município de Cruzeiro do Sul (AC). Os serviços da clínica serão contratados pelo governo do Estado, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), e irá disponibilizar tratamento de hemodiálise para os doentes renais de toda a microregião do Vale do Juruá.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, o empreendimento tem uma grande importância estratégica para a saúde da região, pois irá oportunizar um serviço mais humanizado, atendendo a necessidade dos pacientes que precisam de um tratamento de alta complexidade, como da população local.
“Esse é um momento especial para a história do Vale do Juruá e para a Saúde Pública do Estado do Acre. Essa clínica desafogará o atendimento em Rio Branco, que atende 246 pacientes e, com sua instalação, possibilitará que 24 pacientes, que estão em tratamento em Rio Branco, possam voltar para casa, possibilitando que mais pessoas sejam atendidas na capital, como também no Juruá. É o governo Tião Viana trabalhado de forma humana, para garantir qualidade de vida para a população”, afirma.
O serviço de nefrologia atenderá pacientes de toda regional – Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Rodrigues Alves. De acordo com o médico nefrologista Ricardo da Silva Sena, a parceria facilitará a vida dos os pacientes, principalmente aqueles do SUS, que necessitam do tratamento, como também os da saúde suplementar.
“A clínica atenderá fundamentalmente os pacientes do SUS, mas também será uma clínica que vai prestar atendimento à saúde suplementar – planos de saúde e particulares. Isso porque identificamos que grande parte dos pacientes e famílias que estão em Rio Branco, muitas vezes, morando em casas de abrigo para realizar o tratamento, e desejam voltar para seu lar, para o âmbito familiar. A criação da clínica vai estar trazendo um melhor conforto e melhores resultados de tratamento para essas pessoas”, pontuou Sena.
O espaço tem capacidade para disponibilizar, em dois turnos, atendimento para 90 pacientes que necessitem de tratamento de Terapia de Substituição Renal (Hemodiálise), e também diálise peritoneal (tratamento renal crônico), podendo, posteriormente, atender até 150 pacientes com algum tipo de insuficiência renal.
A clínica contará com os seguintes profissionais: 3 nefrologistas, 2 clínicos gerais, 1 cirurgião vascular, 2 enfermeiros, 8 técnicos de enfermagem e 1 assistente social. Serão disponibilizadas 23 máquinas para realização de hemodiálise, além de duas máquinas reservas. Sua sede é na Santa Casa de Cruzeiro do Sul, localizada na Rua Lauro Muller, número 473, Centro.