Cheia dos rios afeta produção de mandioca em Marechal Thaumaturgo

Compartilhe

Por Gledisson Albano

A cheia dos rios na região de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, deixou dezenas de famílias desabrigadas e causou prejuízos aos produtores rurais. O Rio Juruá chegou a marcas históricas e inundou as roças de mandioca, um dos principais alimentos da população local.

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, disse que o único impacto mais forte mesmo foi na cultura da mandioca, que representa 90% a 95% da produção agrícola do município. “O povo do rio Juruá perdeu sua roça, que faz a farinha, a tapioca, come cozida, come alimentos animais, mas os derivados indígenas, como o mingau, a caissuma, tudo isso, foi, vai ser, eu acredito que um dos impactos mais fortes vai ser uma crise em farinha na nossa região, porque a gente percebe que esse daí foi um dos produtos mais atingidos”, afirmou.

Ele disse que outros produtos, como o milho, a galinha e os animais, também foram afetados, mas que a recuperação será mais rápida. Ele explicou que o milho fica um pouco mais acima do solo e que a mandioca não, por isso foi mais prejudicada pela cheia. “A produção do milho fica acima do solo e a macaxeira não. Então é mais ou menos o que a gente hoje vai buscar apoio para tentar amenizar a situação”, disse.

O prefeito informou que o relatório da situação de emergência do município foi aprovado para um subsídio nesse momento, que servirá para dar mais um suporte aos produtores e principalmente às pessoas que retornam às suas casas, algumas das quais perderam alguns bens pessoais. “A gente vai tentar estar junto um pouco, em poucos meses ou anos a gente consiga se reerguer e ir em frente”, declarou.

A previsão é de que o nível do rio continue baixando nos próximos dias, se não houver mais chuvas intensas na região.