O rio Juruá em Cruzeiro do Sul segue enchendo. No ultimo domingo, 09, o manancial ultrapassou a cota de alerta que é de 11,80, ganhado 89 cm em apenas 24 horas. Já na manhã desta terça-feira, 11, o rio chegou a marca de 12,80 cm, se aproximando da cota de transbordamento que é de 13 metros.
A água já começa a invadir ruas e quintas. Moradores de ao menos quatro bairros já sofrem algum tipo de transtorno. Além da área urbana centenas de moradores de comunidades ribeirinhas sobrem com a situação. É o caso de Fabricio Monteiro que mora em uma comunidade ribeirinha do baixo Juruá. Ele conta que todo os anos no período de legação, os produtores rurais sofrem muitos prejuízos devido a água que invade as plantações. A preocupação dos moradores é de que a água continue subindo.
“A minha família que mora na área de vargem na comunidade está preocupada. Criamos animais e nesse período a gente não tem onde deixar para passar a alagação. A água já está chegando nos nosso roçados. As plantações de mandioca a gente tem que correr, arrancar e fazer farinha do que dá para aproveitar”, disse o produtor.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima, a previsão e de que o rio continue enchendo nos próximos dias, já que tem chovido bastante para as cabeceiras dos rios igarapés da região. “Estamos com chuvas a cima da média e o que a gente sabe é que está chovendo muito em toda a região. Em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e e nas cabeceiras dos rio e igarapés”, afirmou o coordenador.
Fonte jurua24horas