
O deputado César Messias (PSB-AC) recebeu nesta quinta-feira, 25, o diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves, para um debate sobre a PEC do Diploma, cuja aprovação já foi garantida pelo Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. A campanha de mobilização pela aprovação da PEC 206/2012 luta para os deputados digam sim ao projeto, antes do recesso de julho.
O parlamentar disse que apóia a aprovação da PEC do Diploma desde que, profissionais sem nível superior em comunicação social que estão na ativa, não sejam prejudicados. Que as novas regras se apliquem no futuro. “Não podemos deixar que profissionais que trabalham na imprensa, mas não formados em jornalismo, sofram prejuízos depois da aprovação da PEC”, disse.
Carlos Torves ressaltou que o papel dos jornalistas é o de buscar a diversidade e a pluralidade de opiniões, garantindo com o seu trabalho, a expressão dos indivíduos e dos grupos sociais constituídos e permitindo que a sociedade forme juízo sobre os mais diversos assuntos de interesse público. O diretor da Fenaj garantiu que a exigência do diploma nunca impediu o direito à opinião e à livre manifestação do pensamento nem a colaboração, especializada ou não, nos meios de comunicação social.
“A colaboração de especialistas é prática comum e vai continuar sendo prática comum, após a aprovação da PEC do Diploma”, disse.