Por Carlos Alexandre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), realizou nesta sexta-feira, 25, uma roda de conversa intitulada “Outubro Rosa: Prevenir é cuidar”, reunindo servidores para uma reflexão e troca de informações sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
A iniciativa faz parte da campanha mundial Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, aumentando as chances de cura e sucesso nos tratamentos.
O evento contou com a participação de profissionais de saúde que trouxeram dados e orientações para sensibilizar os servidores. A ginecologista Marina de Angelis abordou a necessidade de superar o medo dos exames de rotina. “No dia a dia percebemos uma intimidação das pacientes para realizar os exames e precisamos incentivar a prevenção sem medo”, destacou Marina.
Também presente na roda de conversa, a diretora-geral do Hospital de Amor, Ana Maria Negreiros, apresentou os serviços oferecidos pela instituição e enfatizou a qualidade do atendimento. “Graças a Deus nosso Acre conta com uma unidade de saúde como essa, a qual segue um padrão de qualidade cuidando de nossa população com boas mãos”, afirmou Negreiros.
O Hospital de Amor realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, incluindo exames de mamografia para mulheres de 40 a 49 anos, recomendados anualmente, e para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Para o agendamento dos exames, são necessários RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Os interessados podem marcar pelo telefone (68) 3213-5501 ou via WhatsApp (68) 3213-5500.
A abertura do evento foi realizada pela diretora de Administração e Finanças, Lidiane Rodrigues, que agradeceu aos servidores e reforçou a importância da prevenção. “Preparamos esse dia especial com muito carinho para retribuir pelo serviço prestado durante toda a nossa gestão. Além disso, queremos cuidar melhor da saúde de todas. Levem as mensagens de prevenção para outras mulheres”, disse.
Janaina Costa, chefe do Departamento de Administração, sensibilizada pelo encontro promovido pela Casa Civil, contou que a ação também acontece em homenagem à Rose Aquino, servidora que ano passado descobriu um câncer de mama e atualmente encontra-se no Paraná, realizando um tratamento de saúde.
Ela ressalta: “Estamos felizes que Rose está sendo bem tratada e os sintomas do câncer estão reduzidos. É uma grande comemoração para todos nós. Acho essencial esse momento de cuidado pessoal em nosso ambiente de trabalho, onde formamos laços e passamos horas de nossos dias”.
O evento, além de reforçar a importância do autocuidado, também celebrou o Dia do Servidor Público, comemorado na próxima segunda-feira, 28, promovendo um ambiente de socialização e bem-estar entre os colegas de trabalho.