Lançada no dia 10 de abril no Teatro dos Nauas, com a presença da vice-governadora Maria de Nazaré e do diretor do Detran, Gemil de Abreu Júnior, a programação da educação para o trânsito em Cruzeiro do Sul já chegou a cinco mil crianças do Ensino Fundamental em sua primeira fase em que são utilizados como recursos pedagógicos o teatro e as palestras. Hoje foi iniciada a segunda fase na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hugo Abreu com utilização da cartilha preparada pela equipe da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Como explica o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, a equipe de educação do órgão decidiu no ano passado dar um passo a mais elaborando um material que pudesse ser utilizado em sala de aula, como uma aula normal. O resultado foi uma cartilha, com duas partes, uma mais voltada aos estudantes do 1º ao 3º ano e outra para os alunos do 4º e do 5º ano.
Produzida no mês de novembro de 2014, a cartilha foi submetida à apreciação da direção geral do Detran e dos coordenadores estadual e municipal de Educação. Como o material ainda não foi impresso em grande quantidade de forma a que cada aluno possa ter seu exemplar, a Ciretran iniciou esta fase utilizando outras mídias.
“A Escola Hugo Carneiro foi assim como um o protótipo para fazermos uma avaliação e termos uma ideia de como vamos utilizar este material no tempo normal de aula” – conta Dantas. A cessão de um período normal de uma aula também foi acordada com os diretores das escolas: “A maneira como a gente transmite estas informações pode ser o diferencial entre a vida e morte” – comenta.
Segundo o gerente, na avaliação feita foi surpreendente o conhecimento dos alunos da Escola Hugo de Abreu. Para ele não resta dúvida que já existe um ambiente mais propício para que se possa trabalhar o surgimento de uma nova consciência no trânsito.
Campanhas
Dantas conta que já houve quatro acidentes com vítimas fatais na região de Cruzeiro do Sul neste ano e isto preocupa. “Só tem um jeito de evitar; é fazer com que o condutor e o pedestre sejam mais conscientes” –disse.
Até o mês de junho a Ciretran pretende, além de revitalizar todas as faixas de pedestres, executar um projeto denominado ‘pedido de passagem’, já feito com sucesso em outras cidades do país, em que o pedestre faz um aceno para que o motorista entenda que ele quer atravessar a faixa.
Na programação também será feito um trabalho nas comunidades e vilas de Cruzeiro do Sul. Aproveitando a campanha do ‘maio amarelo’ o trabalho começa no próximo dia 04 de maio na Vila Assis Brasil onde houve vários acidentes no ano passado, especialmente com motocicletas. Um dos principais objetivos nestas vilas é conscientizar os pais para evitar que menores e não-habilitados se apossem e conduzam motos.