Cruzeiro do Sul, AC, 26 de novembro de 2024 13:44

Carreta do Hospital de Amor atenderá até 29 de setembro mulheres de Cruzeiro do Sul e região com exames de mamografia e Papanicolau

Compartilhe

O atendimento com exames preventivos de câncer do cólo uterino (Papanicolau) e de mamografia para as mulheres de Cruzeiro do Sul e dos municípios da região, de forma gratuita, pela equipe da Unidade Móvel (carreta) do Hospital de Amor começou no último dia 14 e se estenderá até o dia 29 de setembro na sede do PAM, da Secretaria Municipal de Saúde.

O PAM está localizado na Avenida Copacabana e o atendimento está  sendo realizado das 7:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas pela equipe de enfermagem e radiologia da Carreta do Hospital de Amor e atenderá diariamente, gratuitamente, 25 mulheres com o exame Papanicolau e 25 com mamografia, na parte da manhã e também a mesma quantidade de mulheres na parte da tarde.

Os exames estão disponibilizados para mulheres na faixa etária para o preventivo de 25 a 64 anos e da mamografia de 50 a 69 anos, informa a enfermeira Juliana, responsável pela equipe da Carreta do Hospital do Amor que destaca que a procura tem aumentado a cada dia e orienta para que as mulheres aproveitem a oportunidade.

“O preventivo é um exame de rastreio muito importante porque se a paciente detectar alguma lesão de início pode reverter o caso e impedir que ela tenha câncer de colo de útero. É muito importante realizar os exames de rastreio, tanto do preventivo Papanicolau quanto de mamografia para evitar situações mais graves”, alerta Juliana.

A enfermeira Juliana destaca a boa procura pelo atendimento

Juliana destaca ainda que as pacientes que fizeram exames de mamografia na carreta no ano passado e já completaram 50 anos que vão precisar fazer o exame novamente apenas a cada dois anos caso não tenha apresentado anormalidade ao lembrar que a incidência de câncer de colo de útero e de mama está bastante alta.

“Temos percebido nas pacientes que atendemos em Cruzeiro do Sul em 2021 que mais de 100 foram convocadas para retorno devido a alteração. Graças a Deus muitas delas fizeram o exame de rastreio que detectou algum problema para detectar a doença no início para evitar que futuramente virasse câncer de colo de útero ou de mama”, disse.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde faz a triagem e o atendimento inicial das mulheres

Para o atendimento é necessário levar a seguinte documentação: xeros do RG, CPF, comprovante de residência, e cartão do SUS e as pacientes que foram realizar os dois tipos de exame (preventivo e mamografia ) devem apresentar cópias em duplicidade e legívies, informa a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança da Secretaria Municipal de Cruzeiro do Sul, Carla Mota da Silva.