Por Stalin Melo
Uma caravana do Pré-Enem Legal, programa criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) para ajudar nos estudos e na preparação dos alunos da rede pública ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi até Capixaba para realizar um aulão na quarta-feira, 23.
Na segunda-feira, 21, o Bujari foi o município contemplado. Na quinta-feira, 24, é a vez dos alunos de Senador Guiomard receberem a caravana. E na próxima segunda-feira, 28, a escolhida será Porto Acre. É a segunda itinerância do programa, como explica o coordenador pedagógico do Pré-Enem Legal, Oziel Soares.
Em Capixaba, o aulão foi ministrado para os alunos do terceiro ano das escolas Argentina Feitosa, Ariston Cunha e Nova Esperança. As aulas envolvem assuntos de todos os eixos temáticos de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens, além da redação.
“Esses aulões consistem em dicas pontuais [macetes] já que faltam somente 75 dias para a prova do Enem. Estamos em contagem regressiva e passamos uma maneira mais rápida e alternativa para que o aluno possa resolver as questões”, diz o coordenador. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Do aulão do Pré-Enem Legal em Capixaba, participaram ainda 20 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o professor Oziel, um aulão específico para os egressos da rede pública está sendo programado para Rio Branco.
Os aulões são complementos dos materiais ofertados pela SEE aos alunos, como os livros da plataforma Farias Brito, os tablets entregues pelo governo do Estado para auxiliar nos estudos e também das aulas na TV aberta. “É algo para se somar àquilo que o aluno já vem estudando”, destaca o professor.
O coordenador do núcleo da SEE em Capixaba, Ocimar Xavier, agradeceu ao governo pelo fato de os alunos do município estarem recebendo a caravana. “Vai ajudar bastante na realização da prova”, diz.
A estudante Vitória Olegário Alves, da Escola Argentina Feitosa, entende que o aulão é uma forma de se ter um acesso amplo aos conteúdos, na medida em que intensifica o que se aprende em sala de aula. “São dicas importantes, baseadas no próprio Enem”, observa.