Centenas de pessoas participaram da caminhada no centro da cidade que marcou a abertura da Semana de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Rio Branco. A programação, que se estende até o dia 08, contará com exposição de Práticas Sustentáveis no Horto Florestal, visita à Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (APARIS), palestras, assinatura de Decreto de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), lançamento do Plano Integrado de Combate a Queimadas no Município, entre outras ações.
O objetivo da prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente- SEMEIA, é a promoção de ações que despertem nas pessoas atitudes e comportamentos para a adoção de práticas sustentáveis que contribuam com a preservação e conservação do meio ambiente.
Nesta quarta-feira, 06, quando será comemorado o 13º aniversário da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (APARIS), haverá visita histórico-cultural ao Memorial Irineu Serra, Memorial Alto Santo e Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclo – Alto Santo). Também no dia 06, às 09h, no auditório da SEMEIA, o Eng.º Florestal Cledson Reis ministra a palestra: Licenciamento ambiental para postos de combustíveis.
Além da programação educativa, quem for ao Horto nos dias 07 e 08 terá oportunidade de adquirir artesanato e apreciar comidas típicas.
O ponto alto da programação será a exposição de práticas sustentáveis, nos dias 07 e 08 de junho, como um biodigestor, horta orgânica, oficina de sabão, manejo de abelhas, protótipo do ecoponto, laboratório de sementes, compostagem, oficinas de reciclagem de brinquedos, museu do lixo e confecção de cosméticos naturais.
Também no dia 08, a prefeita Socorro Neri assinará o Decreto de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em toda a Prefeitura de Rio Branco, com objetivo de estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM