Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 05:34

Câmara de Vereadores de Cruzeiro Do Sul aprova reajuste de Iluminação Pública

Compartilhe
Foto: Reprodução juruaemtempo
Foto: Reprodução juruaemtempo

Na semana passada, o projeto apresentado havia sido retirado de pauta durante uma sessão Extra na câmara. Vereadores aliados ao prefeito de Cruzeiro Do Sul Vagner Sales, alegaram ainda que, caso o projeto não fosse aprovado, a cidade poderia ficar no escuro.
Durante a sessão desta segunda (21), o vereador Jota Marronzinho (PT), ainda propôs a retirada de pauta do projeto novamente, pois segundo ele, se o projeto fosse votado no próximo ano, só valeria a partir de 2017, caso fosse aprovado.

“É  uma vergonha um projeto desse ser votado na calada do final de ano. Um projeto desse teria que ser discutido com a população. A lei tributária disse que ele tem que entrar em um ano para valer no outro, e não a cinco dias do final do ano, metendo um projeto desse que vai tirar dinheiro do bolso do consumidor” finalizou.

O vereador Altemar Vírginio (PP) votou contra, e destacou ainda que, várias pessoas que moram em Comunidades já pagam o beneficio, sem ao menos usufruir do mesmo.

“Eu estou há sete anos nessa casa e nesse período peço iluminação publica para o Ramal do Macaxeiral, no Deracre, e até hoje não consegui iluminação para aquele povo que paga iluminação até hoje sem ter”, disse o vereador.

Foto: Reprodução juruaemtempo
Foto: Reprodução juruaemtempo

O vereador Valdemir Neto (PT), explicou ainda que, deve entrar na justiça contra a votação desta segunda (21). Segundo o vereador, a votação não ocorreu com o voto da maioria, já que o artigo 49 da lei Orgânica do município prevê que esse tipo de votação deve ser feita com maioria de votos.

O artigo 49 da Lei Orgânica do município deixa bem claro que esse tipo de votação tem que ser com maioria absoluta. A maioria absoluta de 14 é 8. Como nós não temos 14, mas sim 13 vereadores, a maioria absoluta seriam 7 votos. Só houve 6 votos a favor. Então irei à justiça para mostrar que eles foram derrotados nessa casa, pois não tiveram maioria absoluta”, finalizou.

 

 

Votando para a ‘poronga’?

Foto: Reprodução juruaemtempo
Foto: Reprodução juruaemtempo

O vereador Anísio Correia (PSB) conseguiu chamar a atenção do público presente na sessão. O legislador teve a brilhante ideia de apresentar durante a sessão extraordinária uma lamparina (poronga), onde fez uma comparação que a população de Cruzeiro Do Sul deveria voltar a usar o objeto, já que a taxa de iluminação pública seria aumentada. O vereador ainda ressaltou que, esse aumento seria um presente de natal amargo, dado pelo prefeito de Cruzeiro Do Sul Vagner Sales.

“Com esse projeto aprovado, eu tenho certeza que muita gente em Cruzeiro do Sul, principalmente os mais carentes, vai passar para o tempo da poronga. Será um natal amargo que o prefeito Vagner Sales estará dando para a população de Cruzeiro do Sul” finalizou.

Após a aprovação do projeto, a Prefeitura de Cruzeiro Do Sul deve quitar o débito com a Eletrobrás, através de um parcelamento de 360 vezes, em um período de 30 anos. Já o prefeito de Cruzeiro Do Sul, Vagner Sales, após seus aliados aprovarem o projeto, deve sancionar o mesmo nos próximos dias.

Aliados ao prefeito e contra a população

Confira a lista de vereadores que votaram Á FAVOR e CONTRA o aumento da taxa de Iluminação Pública (Cosip)

Em sessão realizada na noite da última segunda-feira (21) na Câmara Municipal de Vereadores de Cruzeiro Do Sul, os vereadores votaram o projeto de lei que previa o aumento da taxa de iluminação pública no município, projeto esse que foi estipulado e enviado até a Câmara pelo atual prefeito Vagner Sales.

Vereadores que disseram SIM, e votaram Á FAVOR DO AUMENTO: 

Vereadores
Vereadores

Íria Matos (PC do B) / Antônio Cosmo (PMDB) / Reginaldo (PRP) / Elenildo da Pesca (PP) / Carlinhos (PSD) / Clodoaldo (PTN)

Vereadores que disseram NÃO, e votaram CONTRA O AUMENTO DA COSIP:

Veriadores
Veriadores

Anízio Correia (PSB) / Valdemir Neto (PT) / Jota Marronzinho (PT) / Altemar (PP)

A sessão se encerrou por volta das 20h40, e por maioria de votos dentro da Câmara, o aumento da taxa de iluminação pública foi aprovada. A sessão não contou com a participação da presidente da casa, Rocilda Sales (PMDB), que segundo informação repassada pela sua assessoria, teve que realizar uma viagem com urgência para Porto Velho (RO), para visitar sua mãe que passa por problemas de saúde. Já o vereador Edmar Azevedo (PSDB), não informou o motivo de sua ausência!

Por Richard Silva

Do juruaemtempo