Bird avalia ações de saúde realizadas pelo ProAcre

Compartilhe
A parceria com o Banco Mundial é fundamental para o fortalecimento das ações de saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
A parceria com o Banco Mundial é fundamental para o fortalecimento das ações de saúde (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O especialista em saúde Davi Souza, representante do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), reuniu-se com gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para avaliar as ações de saúde realizadas pelo governo do Estado, por meio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (ProAcre).

A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1, no prédio da Sesacre, e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, e dos secretários adjuntos de Atenção à Saúde, Marize Lucena, Planejamento e Gestão, Irailton Lima, e Administração e Finanças, Kleyber Guimarães.

“Esta é uma missão de supervisão do ProAcre, financiado pelo Bird, na qual, junto à equipe da Sesacre, iremos avaliar as ações previstas no projeto. O ProAcre tem três eixos principais de atuação, e nosso objetivo é verificar o andamento de cada um”, comentou Souza.

O secretário Armando Melo destacou que a parceria do governo do Estado com o Bird, no âmbito do ProAcre, é de extrema relevância para o fortalecimento da Atenção Primária, nas comunidades mais isoladas e ribeirinhas, bem como garantir ações de promoção e prevenção para a saúde da mulher e da criança.

“Esta é uma oportunidade de avaliarmos nossas ações e mostrarmos ao banco os resultados dos investimentos que estão sendo feitos no estado. Estamos com bons indicadores de saúde, e o ProAcre está sendo avaliado positivamente”, informou.

O secretário disse, ainda, que “a expectativa é seguir com a parceria e intensificar as ações do Saúde Itinerante, com medicina especializada, garantindo atendimento de qualidade àqueles que residem em locais onde o acesso é difícil”.

A parceria entre governo do Estado e Bird já garantiu mais de 181 mil atendimentos, como consultas médicas, pré-natal, Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) e atualização da carteira vacinal, por exemplo.

Por Mônica Araújo