Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 12:03

Avalanche deixa 250 desaparecidos no Nepal

Compartilhe

Cerca de 250 pessoas estão desaparecidas depois de uma avalanche atingir um vilarejo numa área de trilhas ao norte de Katmandu, no Nepal, nesta terça-feira (28/04), afirmou o governador distrital Uddhav Bhattarai. Turistas estrangeiros podem estar entre os desaparecidos.

A avalanche atingiu o vilarejo de Ghodatabela, no distrito de Rasuwa, por volta do meio-dia (horário local). O vilarejo fica a cerca de 12 horas de caminhada da cidade mais próxima e integra uma popular rota de trekking.

Fornecido por Deutsche Welle Ação de resgate em acampamento aos pés do Everest, onde 18 pessoas morreram em outra avalanche no sábado
Fornecido por Deutsche Welle Ação de resgate em acampamento aos pés do Everest, onde 18 pessoas morreram em outra avalanche no sábado

Segundo Bhattarai, a área atingida fica num parque muito popular entre os turistas. O mau tempo e a chuva estão atrapalhando os trabalhos de resgate, acrescentou. Um funcionário do governo local disse que as primeiras informações sobre a avalanche foram passadas por telefone, mas o contato se perdeu logo depois.

No sábado, um terremoto de magnitude 7,9 devastou a região de Katmandu e deu início a várias avalanches na Cordilheira do Himalaia. Uma delas matou 18 pessoas acampadas ao pé do Monte Everest.

O governo nepalês decretou luto de três dias no país. O número oficial de mortos em decorrência do terremoto é de 5.057, com 8.174 feridos. As autoridades já afirmam que o total de mortos pode chegar a 10 mil.