Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 14:22

Atraso na lotação de professores adia início de ano letivo no interior do AC

Compartilhe

Aulas da rede estadual em Cruzeiro do Sul devem começar dia 2 de março.
Rede de ensino vai receber 17 mil alunos nas escolas públicas.

Início das aulas em Cruzeiro do Sul é adiado por falta de professores (Foto: Vanísia Nery/G1)
Início das aulas em Cruzeiro do Sul é adiado por falta
de professores (Foto: Vanísia Nery/G1)

O início do ano letivo na rede estadual em Cruzeiro do Sul, município distante 648 km de Rio Branco, previsto para começar no dia 23 de fevereiro, foi adiado para esta segunda-feira (2). O motivo, segundo a coordenação da Secretaria Estadual de Educação no município, é o atraso na lotação do quadro de professores. São esperados 17 mil alunos.

De acordo com a coordenadora de Ensino da Escola de Ensino médio Dom Henrique Ruth, Leidisseia Alves, os estudantes não serão prejudicados com o atraso, sendo cumprido os 200 dias de aula previstos por lei.

“A escola está se preparando desde o dia 5 de fevereiro com os professores que já estão no quadro. O início está previsto para o dia 2, mas é apenas uma previsão, pois ainda estamos com falta de professores no quadro. Teremos que alterar o calendário e vamos ter aulas aos sábados, pois os 200 dias são integrais, garantidos por lei ao aluno”, explicou a coordenadora.

De acordo com Charles André, coordenador do núcleo da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul, as escolas da zona rural também devem ter o início das aulas previsto para a mesma data. Somente os programas como Poronga, Asas da Florestania e Programa Especial de Ensino Médio (PEEM) devem começar em data posterior, prevista para o dia 9 de março.
“Queremos que pelo menos 70% das aulas da zona rural iniciem dia 2, somente as de difícil acesso, que têm uma logística mais específica deve demorar um pouco mais”, destacou.