Sete atletas acreanos conquistaram medalhas na natação e na bocha nas competições da Conexão Paralímpica, entre os dias 19 e 21 de julho, em João Pessoa (PA). Ao todo, 17 atletas participaram da competição com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Os competidores retornam para Rio Branco neste sábado, 22.
A comitiva acreana também apresentou competidores no atletismo com o lançamento de dardo, de disco e arremesso de peso.
Nesta edição do evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as competições estiveram voltadas para as Paraolimpíadas Universitárias nas regiões Norte e Nordeste. Do Acre, os atletas representaram a Universidade Federal do Acre (Ufac), e as universidades Estácio de Sá, Faveni e Unopar.
Exemplos de superação e conquista
Campeã de ouro em três categorias na Conexão Paralímpica, a nadadora Rebeca Campos de Oliveira compartilhou a alegria das conquistas com os nadadores também campeões Agnaldo Casoti (ouro 100m peito e bronze 100m livre) e Francisco Souza (ouro 50m livre e ouro 100m peito).
“Achei a competição muito tensa e cansativa. Fiz as provas de 100m peito, 100m costas e 100m livre e quero treinar muito para as próximas competições no Peru”, disse a campeã nas três categorias.
Na Bocha, o atleta Emilson Silva conquistou a medalha de prata e os esportistas Rita Albuquerque, Ricardo Campos e José Aurismar Braga conquistaram o ouro.
“Primeiramente agradeço a Deus por nos manter vivos porque vida de deficiente não é fácil. E agradeço ao governador Gladson Cameli porque com o seu apoio estamos viajando e ganhando medalhas”, agradeceu o atleta Emilson Silva.
Empenho e incentivo
“O governo do Acre vem proporcionando condições para que os atletas acreanos se destaquem nas competições brasileiras e tem apoiado, com muita responsabilidade, os jogos paralímpicos no estado. Valorizamos o trabalho do alto rendimento e o resultado é a elevada alta estima dos atletas. Todos estamos empenhados”, explicou o chefe de Departamento Esportivo do Acre, Egileudo Castro.
A SEE oferece modalidades do esporte paralímpico desde a iniciação até o alto rendimento por meio de uma cooperação técnica entre o governo estadual, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro.
Competindo pela primeira vez, o nadador Agnaldo Casoti ganhou ouro no nado peito, e bronze no nado crawl. “Foi uma experiência muito legal participar com os atletas de outros lugares. No Acre, treino três vezes na semana enquanto eles treinam duas horas por dia. Então quero me esforçar e ter ajuda para treinar e ganhar mais medalhas”, concluiu o atleta.
“O governo está sempre presente nessa parceria mostrando a importância e a conscientização de investir no esporte paralímpico”, garantiu o secretário adjunto de Esporte e Juventude do Acre, Antônio Carlos Aguiar Gouveia, o Carlão.
Confira as categorias conquistadas:
Natação
- Ouro nos 100m livre: Rebeca Campos de Oliveira S14 (Estácio de Sá)
- Ouro nos 100m peito: Rebeca Campos de Oliveira SB14 (Estácio de Sá)
- Ouro nos 100m costa: Rebeca Campos de Oliveira livre (Estácio de Sá)
- Bronze nos 100m livre: Agnaldo Casoti S5 (Ufac)
- Ouro nos 100m peito: Agnaldo Casoti S5 (Ufac)
- Ouro nos 50m livre: Manoel Francisco Lima de Souza S7 (Ufac)
- Ouro nos 100m peito: Manoel Francisco Lima de Souza SB6 (Ufac)
Bocha
- Ouro: Rita de Cassia Albuquerque BC1 (Faveni/Unopar)
- Ouro: Ricardo Campos BC3 (Faveni)
- Prata: Emilson Silva BC3 (Ufac)
- Ouro: José Aurismar Braga BC4 (Ufac)