Por Carlos Alexandre
A Expoacre Juruá é a ocasião ideal para a população acreana conhecer as maravilhas e particularidades da Região Norte. E uma das maneiras de melhor apreciar é no espaço de artesanato promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
“Essa é uma importante vertente do empreendedorismo acreano, por isso, temos um ambiente diferenciado e chamativo para dar luz ao empenho dos artesãos. Fizemos questão de dar maiores oportunidades para os trabalhadores do Juruá, tendo em vista que muitos não puderam comparecer à edição realizada em Rio Branco”, destacou Marcelo Messias, titular da Sete.
As obras do artista Marinésio se apresentam de forma imponente, com artesanatos em madeira fabricados diretamente da Vila Lagoinha, localizada na BR-364 de Cruzeiro do Sul.
Com bandejas, bolsinhas e luminárias produzidas de maneira artesanal, Maria Andrade expôs sua arte no espaço governamental. Trabalhando com produtos confeccionados à mão utilizando buriti como matéria-prima principal, ela fala: “Sempre busco participar das edições da Expoacre. Essa é uma oportunidade única para a população ver o nosso ofício e é um enriquecimento da nossa cultura”.
O espaço de artesanato acreano demonstra o compromisso do governo do Acre na valorização dos objetos de produção particulares da região e a exaltação da cultura local, ao mesmo tempo em que fortalece economicamente artistas e produtores do estado.