Cruzeiro do Sul, AC, 26 de novembro de 2024 02:29

Após convênio de R$ 600 milhões, governo do Acre prestigia reinauguração da agência do Banco da Amazônia

Compartilhe

Por  Fernando Santtos

As operações bancárias para os clientes do Banco da Amazônia (Basa) no Acre ficaram mais acessíveis a partir desta terça-feira, 14. Isso porque hoje pela manhã foi reinaugurada a agência da instituição bancária na Avenida Ceará, em Rio Branco. A governadora em exercício, Mailza, esteve presente.

Vice-governadora Mailza e o superintendente do Basa no Acre, José Luiz Cordeiro. Foto: Felipe Freire/Secom

Durante a solenidade, ela falou da importância do banco para o estado. “Um banco que possui uma política pautada na consciência ecológica, que auxilia o produtor rural, os empreendedores, um parceiro do Estado. O governador Gladson Cameli tem esse propósito de desenvolver o Acre por meio do agronegócio e esse é o caminho para gerar emprego e renda ao nosso povo acreano”, destacou.

Governadora em exercício destaca parceria do Basa com o governo do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

O presidente do Basa, Valdecir Tose, falou dos avanços do banco no acesso às linhas de crédito. “A gente preza o desenvolvimento com sustentabilidade, com o objetivo de melhorar a vida dos nossos clientes. Hoje fazemos concessão de crédito pelo telefone. A equipe do banco vai até a propriedade, tira fotos do celular, faz todos os trâmites virtuais. Em 72 horas o crédito é aprovado. Queremos ampliar para agricultura familiar e energia solar”, explicou.

Presidente do Basa, Valdecir Tose, fala dos investimentos do banco na Amazônia. Foto: Felipe Freire/Secom

Tose destacou que as agências são focadas em prospectar novos negócios. “Governadora, queremos que o Estado e a prefeitura sejam parceiros para o empreendedorismo, o desenvolvimento da região, para crescermos juntos. Antes de tudo, pensamos em pessoas”, disse.

Participaram da solenidade o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o presidente da Federação de Agricultura do Acre (Faeac), Assuero Veronez; o superintendente do Basa, José Luiz Cordeiro; os secretários de Estado de Produção e Agronegócio (Seprod), Luiz Tchê, e da Indústria, Ciência, Comércio, Empreendedorismo e Turismo (Seicetur), Assurbanípal Barbary;  empresários; representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater); do Sebrae, clientes e funcionários do banco.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, secretários de estado, empresários, funcionários e clientes prestigiaram a reinauguração da nova agência. Foto: Felipe Freire/Secom

Protocolo de intenções assinado pelo Basa com governo do Acre garante recursos para financiamento

Nesta segunda-feira, 13, a governadora em exercício, Mailza, e o presidente do Basa, Valdecir Tose, assinaram protocolo de intenções entre o governo e a instituição financeira. A iniciativa marca o compromisso entre o Acre e o Banco da Amazônia em prol dos recursos provenientes do Fundo de Financiamento do Norte (FNO).

Em 2023, o banco vai disponibilizar ao setor produtivo acreano mais de R$ 600 milhões. Esse valor será aplicado em programas de financiamento do Banco da Amazônia.

O Basa é pioneiro em linhas de crédito para fortalecer a agricultura familiar e o empreendedorismo na Amazônia. Foto: Felipe Freire/Secom

O que disseram

“Essa nova agência da superintendência vem trazer melhor estrutura para atender nossa população. A contribuição do Basa para a Amazônia é visível. 82% do crédito do banco para o estado é para micro e pequenos negócios. Somos uma instituição bancária que preza pela sustentabilidade social e ambiental. Tivemos patrocínios em projetos sociais aqui no estado”
José Luiz Cordeiro – superintendente do Acre

“Nós precisamos demais do Basa. Não tem como fazer uma agricultura fortalecida sem um banco para financiar. O banco vem com essa facilidade ao crédito rural, principalmente aos pequenos agricultores. Parabéns pelo investimento na nova agência. Vai acolher melhor a todos”
Assuero Veronez – presidente da Federação de Agricultura no Estado do Acre

“A gente agradece ao Basa por acreditar na nossa terra, no potencial que temos de fazer gerar riqueza. E isso gera emprego, que é o que nosso estado precisa”
Tião Bocalom – prefeito de Rio Branco

“Ontem nos reunimos com a cadeia produtiva de mel, hoje do açaí, do milho. E uma novidade: nos reunimos com a cadeia produtiva do trigo. Esse ano ainda, se der tudo certo, vamos fornecer semente de trigo aos produtores. Vamos colher trigo no Acre, se Deus quiser, e contamos com  o Basa nessa missão”
Luiz Tchê – secretário de Estado de Produção e Agronegócio

Fonte agencia.ac.gov.br