Na manhã deste dia 11/04/2023 os gestores de três escolas estaduais de Mâncio Lima, acompanhados de alguns pais e responsáveis estiveram no núcleo da Secretaria Estadual de Educação do município para cobrar ações preventivas de segurança nas escolas públicas estaduais.
Participaram da reinvindicação o Prof. Dienes Lima (Escola Antônio de Oliveira Dantas), Prof. José Fernandes Góis (Escola Belarmino de Mendonça) e Profa. Edilene Matos (Escola 1º de Maio).
Os gestores pautaram as recentes ameaças de massacre nas escolas, oriundos de perfis criados no Instagram, e a repercussão negativa que tiveram tais ameaças, causando pânico em toda a comunidade escolar.
Em muitos casos, os pais se recusam a enviar os filhos para as escolas, alegando falta de segurança armada, câmeras de vigilância, rondas ostensivas da polícia militar, dentre outras ações preventivas que não são realizadas nas instituições de ensino, e que foram reivindicadas na reunião.
O coordenador do NSEE, Prof. Alcione Benevides, prometeu que repassaria a demanda para a secretaria estadual em reunião que ocorreria ainda na manhã no dia 11/04, pois a solução não depende de política local, mas estadual.
Em seguida, os três gestores foram até a Delegacia de Polícia Civil, sendo recebidos pelo Delegado José Obetânio e seus agentes, ocasião em que foi esclarecido que as investigações estão correndo para identificar quem está por trás dos perfis fakes, e que estes, assim que identificados, serão punidos com o rigor da Lei.
Também foi solicitado ao Comando da Polícia Militar a realização de rondas ostensivas nas escolas estaduais, o que foi prontamente atendido pela secretaria da PM e os agentes presentes.
Os gestores reforçam que não estão omissos diante da problemática posta e que toda ameaça que coloque em risco a integridade física de alunos e funcionários das escolas serão tratados com as autoridades competentes.