O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nesta quinta-feira, 29, o Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), ligado ao Instituto Dom Moacyr (IDM), organizou uma vasta programação com as educandas para marcar o fechamento da campanha.
Exames de mama, palestras educativas com profissionais da área de saúde, testes rápidos, orientações de nutricionistas, aferição de pressão arterial e sorteio de prêmios marcaram o evento, que contou com o apoio da Regional de Saúde do Juruá.
Gilmar Giles, enfermeiro do Hospital da Mulher e da Criança, ministrou palestra sobre o câncer de mama, passando informações sobre a prevenção, o tratamentos e os fatores de riscos da doença. Para ele, o momento foi bastante oportuno, já que a falta de informação ainda é muito grande.
Maria Rosa Sousa de Oliveira, que faz o curso de auxiliar de enfermagem, assistiu à palestra e diz que foi muito importante. “Ouvi aqui coisas que não sabia sobre prevenção e as colocarei em prática no meu dia a dia. Até gravei a palestra, para ouvir mais atentamente em casa e aprender um pouco mais sobre o assunto.”
Já Marcia Albuquerque fez o exame de mama e disse ser muito importante fazê-lo periodicamente. Segundo ela, esse tipo de procedimento é necessário como uma forma de prevenção.
O gerente do Ceflora, Raimundo Evilásio, enfatizou que a entidade participou ativamente de todos os eventos do Outubro Rosa. “Pensamos então em fechar o mês de comemorações com uma programação diferente, envolvendo todas as educandas do nosso centro”, destacou.
Por Nonato Costa