No fim da tarde desta quarta-feira, 11, agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) apreenderam 32 carteiras falsas de acesso aos presídios, utilizadas por mulheres para visitarem presos em Rio Branco.
Por meio de denúncia anônima, a direção do Iapen/AC, soube que uma mulher estava entrando no presídio, durante o horário da visita, com uma carteira falsa de identificação do visitante. A partir daí, foi iniciada uma investigação que identificou mais mulheres que utilizaram do mesmo artifício para entrar na penitenciária de Rio Branco.
A direção do Iapen/AC informou que, após a checagem no sistema e constatação de que a mulher não estava cadastrada para visita, outras carteiras de identificação também foram analizadas. Os agentes perceberam que os códigos de barras das identificações eram todos iguais.
“Após a identificação dessas mulheres que tentavam entrar no dia de visitas com carteiras falsas, algumas confessaram o crime e disseram ter pagado cerca de 500 reais por cada falsificação”, afirmou o diretor-presidente do Iapen/AC, Martin Hessel.
Todas as mulheres que estavam envolvidas na falsificação foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (Defla) para que todas as providências sejam tomadas. Das 32, uma era menor de idade o foi encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Todas as envolvidas serão indiciadas por uso de documento público falso, conforme artigo 304 do Código Penal.
Hessel disse ainda que o Iapen/AC irá abrir uma sindicância para apurar se houve participação de algum servidor do instituto ou do setor que emite essas carteiras.
Por Marcelo Torres – Assessoria IAPEN