Por Gabriel Freire
No domingo, 5, por volta das 20 horas, uma aeronave de empresa particular contratada pelo Estado aterrissou no aeródromo de Feijó para realizar a transferência de uma criança recém-nascida que necessitava de tratamento fora do domicílio.
A reforma da unidade, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), realizou obras de manutenção na pista de pouso e a nova iluminação do aeródromo.
“Tivemos o primeiro voo noturno, garantindo transporte para Rio Branco, e essa viagem representa quão significativos são os investimentos realizados pelo Estado nos aeródromos do Acre”, destacou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.
A criança foi levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco. O balizamento noturno em Feijó é uma conquista recente para o município, e só foi possível devido aos investimentos do governo do Estado, que possibilitaram a completa recuperação da pista de pouso e iluminação em toda a sua extensão.
O diretor de Portos e Aeroporto do Deracre, Sócrates Guimarães, conta que o Acre tem quatro aeródromos que podem operar tanto de dia quanto de noite – Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Xapuri.
Por determinação do governador Gladson Cameli, foram investidos, via Deracre, mais de R$ 16 milhões de recursos próprios do Estado na melhoria da infraestrutura aeroviária do Acre e para atender a população, especialmente dos municípios mais distantes
O balizamento permite o recebimento de voos noturnos, por meio do sistema instalado no local, carregado por energia solar e acionado por controle remoto.