O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) deu início a um curso de desenvolvimento pessoal e interpessoal para pessoas privadas de liberdade que cumprem pena na Divisão de Estabelecimento Penal de Tarauacá, nesta terça-feira, 22.
São cinco detentos que estão participando da atividade, que faz parte do projeto Mãos que Constroem e tem como objetivo trabalhar a ressocialização e reintegração social de pessoas privadas de liberdade na unidade.

O curso possui uma carga de 50 horas. Os alunos recebem apostilas, por onde podem estudar dentro das celas e realizam atividades e provas de modo online.
O detento M.S. trabalhava como vendedor antes de ser detido e já faz planos para quando sair: “É muito importante para mim, porque sou vendedor, mexo com vendas e também com pessoas. E esse curso vai me profissionalizar e fazer eu melhorar o meu desempenho e as minhas vendas”.

A coordenadora do Setor Técnico da Divisão de Estabelecimentos Penais de Tarauacá, Luciana Silva, explica que o projeto tem a intenção de ampliar as vagas: “Damos preferência para quem está no trabalho, que consequentemente são os que estão prestes a sair e já vão sair com o curso profissionalizante na bagagem, mas nossa pretensão é ampliar para mais apenados”.
Fonte agencia.ac.gov.br