Por Andressa Larissa
Em colaboração com Ingrid Andrade
Com o objetivo de ampliar o acesso e garantir a padronização dos processos administrativos em todo o estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), deu início a um circuito de treinamentos presenciais sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) voltado aos municípios acreanos.
A iniciativa busca descentralizar o conhecimento sobre o sistema, promovendo a modernização da gestão documental nas administrações municipais. O cronograma prevê a realização dos treinamentos em cinco polos regionais, abrangendo os 22 municípios acreanos, com apoio das prefeituras locais.
Nesta sexta-feira, 16, foi concluído o primeiro treinamento destinado aos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, realizado em Epitaciolândia desde a última quarta-feira, 14.

Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, a interiorização do SEI é um passo para modernizar a gestão pública nos municípios: “Com o sistema, ganhamos agilidade na tramitação de documentos, mais transparência nos processos e uma significativa economia de recursos. Ao levarmos essa tecnologia para todo o Acre, fortalecemos a gestão municipal e garantimos serviços mais eficientes para a população.”
Cronograma dos próximos municípios atendidos
Local: Rio Branco (espaço a ser definido pela prefeitura)
Período: 20 a 22 de maio
Local: Sena Madureira (espaço a ser definido pela prefeitura)
Período: 28 a 30 de maio
Local: Cruzeiro do Sul (espaço a ser definido pela prefeitura)
Período: 11 a 13 de junho
Local: Tarauacá (espaço a ser definido pela prefeitura)
Período: 3 a 5 de junho
Os treinamentos estão sendo ministrados por servidores da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod), responsável por coordenar a implantação e a disseminação do SEI no Estado. O conteúdo abrange desde a introdução ao sistema até a prática de processos e funcionalidades específicas, com foco na melhoria contínua dos fluxos administrativos.
Para Paulo Oliveira, diretor de Modernização e Desenvolvimento Institucional da Sead, o SEI tem facilitado a rotina dos órgãos públicos: “ao agilizar processos, reduzir o uso de papel e promover maior integração entre o Estado e os municípios.”
A iniciativa reflete a modernização da administração pública e fortalece a integração digital entre os entes federativos, contribuindo para uma gestão mais acessível a todos os cidadãos.
Fonte agencia.ac.gov.br