Realizado anualmente, o Campeonato Brasileiro Universitário de Lutas que faz parte da Liga do Desporto Universitário (LDU) de Lutas e Futebol 7, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) reúne alunos-atletas de todo o Brasil. Com início no último dia 06 de junho, o evento reuniu atletas de 17 Estados brasileiros. O campeonato que encerrou no dia 12 de junho, contou com algumas categorias de lutas como Karatê, Judô e Taekwondo. Além das lutas, houve também jogos de futebol.
O evento que ocorreu em Manaus, contou com a participação dos acadêmicos do curso de Educação Física, Philip Izidório e de Psicologia, Taís Oliveira da Uninorte. Com foco, determinação e amor pelo o esporte, os atletas que agora possuem algo a mais em comum, conseguiram alcançar o tão esperado objetivo – serem medalhistas de ouro.
Com a participação de mais de 400 atletas, Taís Oliveira conseguiu ser a primeira acreana a receber o título de campeã brasileira universitária. De acordo com a estudante e atleta, a conquista foi fruto de muito empenho e dedicação. “Ganhei a medalha de bronze no campeonato anterior. Desde então, coloquei em minha cabeça que um dos meus objetivos seria ganhar o ouro”, explicou.
Patrocinada pela Uninorte, a acadêmica reconhece todo o apoio recebido. “Sem este patrocínio eu não teria sido campeã, pois não conseguiria participar do campeonato. A Uninorte foi essencial nesta conquista”, esclarece Taís Oliveira.
Representante do Acre desde 2010 em eventos nacionais realizados pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Philip Izidório é também o primeiro acreano a ser campeão universitário na categoria. O atleta explica que este campeonato é valido para o ranking nacional, sendo um grande impulso para sua carreira de esportista. “Agora estou classificado como um dos cinco melhores lutadores do Brasil. Inclusive, perdi 40 kg de 2015 para 2016, para participar do evento. Foi mais uma vitória importante”, disse Izidório.
De acordo com os atletas e acadêmicos da Uninorte, a conquista de duas medalhas de ouro é um feito inédito para o Acre, mas que eles buscam mais. “O próximo Campeonato Brasileiro Universitário vai ser em setembro e vale 20 pontos para o ranking nacional. O evento será uma seletiva para ir ao mundial na China”, explicou Philip Izidório.
Com apenas dois anos de dedicação ao esporte, Taís Oliveira segue no mesmo propósito. “A competição dos Jogos Mundiais Universitários (JMU) é importantíssima. É o segundo maior evento do mundo, sendo menor apenas para as olimpíadas. A maioria dos atletas olímpicos passou primeiramente pelo JMU e o nosso desígnio agora é este”, finaliza Oliveira.
Compreende-se que com foco, força de vontade, disciplina e muito treinamento, ambos os atletas tem alcançado suas finalidades. Não é fácil, mas a pesar das dificuldades e com apoio e patrocínios, os atletas caminham focados em um único objetivo – competirem no mundial.
Instituições como a Uninorte são verdadeiras idealizadoras que possibilita a seus alunos o crescimento profissional, além de prepará-los para o mundo mostrando que são capazes realizar e fazer acontecer. Pois, sabe-se que através da educação e da determinação cada um só tem a ganhar. Assim, a Uninorte parabeniza os acadêmicos Philip Izidório e Taís Oliveira pela conquista.
Por Assessoria