Prefeita Socorro Neri reúne com reitoria da UFAC e propõe novas parcerias

Compartilhe
A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, acompanhada do secretário municipal de educação, Márcio Batista, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 13, com a reitoria da Universidade Federal do Acre – UFAC. Em conversa com a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista, a prefeita propôs novos caminhos para educação.
As Pró-Reitorias de Extensão – PROEX, Graduação – PROGRAD e Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG, também participaram do encontro. Entre os principais pontos de pauta da visita: a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para discussão e implementação de políticas continuadas de formação de professores da rede básica do município, especialmente em Português e Matemática.
Para Socorro Neri a uma aproximação ainda maior com a UFAC é fundamental.  “Os programas de mestrado em Letras, Ciências e Matemática podem ajudar e muito para fazermos uma formação continuada focando sempre na aprendizagem dos estudantes”, avaliou.
A reitora Guida Aquino ressaltou que “o Acre tem este diferencial positivo, que é a proximidade da Reitoria com a Prefeitura e o Governo, facilitando parcerias que beneficiam a comunidade”, e reafirmou “fazemos questão de manter essa relação amistosa e estamos sempre dispostos a ajudar os municípios e o Estado”.
NOVOS CAMINHOS
A prefeita Socorro Neri explicou que o resultado dos exames de proficiência em língua portuguesa e matemática, divulgados recentemente, apontam uma evolução na aprendizagem dos alunos da rede de educação de Rio Branco, colocando o município em quarta posição entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e em terceira posição quando se avalia fluxo escolar e aprendizagem.
Em razão desses resultados, a prefeita solicitou à UFAC a constituição de um grupo de trabalho para pensar um tipo de formação continuada para professores da rede básica que possa já ser implementado pelo executivo municipal em 2019. O grupo de trabalho será composto por membros da PROGRAD, PROPEG e da Secretaria Municipal de Educação. Demandas específicas poderão contar com apoio da PROEX.
Com informações ASCOM/UFAC
Fotos Assis Lima/DECOM