Câmara aprova mudança de agente financiador e obras do Shopping Popular serão retomadas nos próximos dias

Compartilhe
A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (21) projeto de lei que altera o agente financiador das obras do Shopping Popular de Rio Branco. A nova instituição financeira do projeto é o Banco do Brasil, que ofereceu menores taxas. A mudança foi necessária devido ao fato de a Caixa Econômica, antigo financiador, ter apresentado custos de financiamento superiores aos aceitáveis pela Secretaria do Tesouro Nacional.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Janete Santos, em uma semana o contrato será assinado entre BB, a nova instituição financiadora e Prefeitura de Rio Branco, o que determina a retomada das obras do Shopping Popular em cumprimento ao compromisso firmado pela empreiteira do projeto mesmo que, segundo a legislação vigente, os recursos só serão repassados ao Tesouro Municipal depois do período eleitoral. “A empresa terá a segurança do contrato que será assinado nos próximos dias com garantias da União. Isto feito, as obras serão retomadas”, explicou Janete Santos.
O PL foi aprovado por 12 votos a 1. Votou contra apenas o vereador Emerson Jarude. Não estiveram presentes à votação os vereadores Raimundo Neném, Célio Gadelha e Clézio Moreira. Foram favoráveis Roberto Duarte, Lene Petecão, N. Lima, Artemio Costa, Jackson Ramos, Juruna, Elzinha Mendonça, Rodrigo Forneck, Eduardo Farias, Railson Correia, Antônio Morais e Mamed Dankar. A sessão foi presidida pelo vereador Pastor Manuel Marcos.
Obra no valor de R$17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes distribuídos pelo edifício de três andares ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 boxes no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficarão também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento está sendo construído numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o Shopping Popular.
O BB ofereceu juros menores mas a mudança do agente financiador teria de ser aprovada pela Câmara Municipal. O contrato com o BB é de R$ 14,5 milhões, mesmo valor solicitado à CEF.
Da Assessoria
Fotos Luiz Moura/Câmara Municipal de Rio Branco