Cruzeiro do Sul, AC, 18 de maio de 2025 18:08

Acre se mantém como destaque nacional em oferta de serviços públicos digitais

Compartilhe

Por

O Acre conquistou a 10ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 na dimensão que avalia a oferta de serviços públicos digitais, consolidando-se como um dos destaques nacionais em inovação na gestão pública. O levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base no Índice Abep-TIC, mede a maturidade das políticas de governo digital nos 27 estados brasileiros.

Desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), o Índice Abep-TIC se tornou referência para medir o grau de transformação digital dos governos estaduais e distrital. O índice compõe o pilar de eficiência da máquina pública no ranking nacional e avalia 35 critérios distribuídos em três grandes dimensões: Capacidades para a Oferta Digital de Serviços, Oferta de Serviços Digitais e Modernização.

Os indicadores vão desde o acesso da população aos serviços digitais até a existência de legislações que promovam a desburocratização, o uso de assinaturas eletrônicas e a defesa dos direitos dos usuários. Com pontuação de 121,3, o Acre aparece à frente de estados como Pernambuco (12º), Ceará (22º) e Amazonas (24º). O ranking é liderado por Goiás, Rio de Janeiro e Piauí.

A transformação digital no Acre ganhou força a partir de março de 2023, com a regulamentação do Programa de Governo Digital, coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). A iniciativa foi incorporada ao Plano Plurianual 2024–2027, assegurando alinhamento estratégico e continuidade das ações.

Em 2024, o Acre ficou em segundo lugar no Prêmio Abep-TIC, que reconhece estados da federação que investem em transformação digital. Foto: Neto Lucena/Secom.

Entre os marcos mais recentes está o lançamento do Laboratório de Inovação do Estado do Acre (Inov@Ac), um espaço dinâmico e colaborativo voltado à criação de soluções criativas, uso de tecnologias abertas e experimentação de novas práticas para aprimorar os serviços públicos. Outro destaque é o Portal de Serviços do Acre, que reúne, em um só ambiente digital, uma série de processos que antes exigiam atendimento presencial, oferecendo mais praticidade e agilidade à população.

“O que nós queremos com isso é aproximar a população do acesso aos serviços disponibilizados pelo Estado. Com esses investimentos e com a colaboração entre a Secretaria de Administração e os demais órgãos do Estado, queremos que esses serviços cheguem de maneira mais eficiente à sociedade”, destacou o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia.

Para o diretor de Modernização e Desenvolvimento Institucional da Sead, Paulo Oliveira, o avanço do Acre nesse ranking é reflexo de um esforço coletivo e contínuo. “Estamos trabalhando para transformar a relação entre o Estado e o cidadão, com foco na entrega de serviços públicos mais ágeis, acessíveis e centrados nas reais necessidades da população. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

O bom desempenho do Acre no Ranking de Competitividade dos Estados evidencia o compromisso do governo com uma administração pública mais moderna, transparente e impulsionada pela inovação e pela transformação digital.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress