Por Luana Lima
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Estadual de Saúde realizaram nos dias 23 a 25 de maio a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade, representada por meio de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida. O evento foi convocado pela 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.
As conferências municipais já tiveram início e serão realizadas até o dia 31 de março, sendo organizadas pelo Conselho Estadual de Saúde, junto às respectivas secretarias municipais de Saúde e conselhos municipais de Saúde. Serão escolhidos 200 delegados, dos 22 municípios do estado, com a participação dos 24 conselheiros estaduais, para a Conferência Estadual. Na conferência serão escolhidos 48 delegados, que irão participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
Para o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, é nos espaços das conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população.
“Convocamos a sociedade civil, junto com os trabalhadores de Saúde e os gestores para participem das conferências municipais e da conferência estadual. Juntos precisamos assegurar as diversas formas de pensar o SUS e, assim, ampliar a disseminação de informações sobre o sistema, para fortalecê-lo”, apontou o titular da pasta.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elenilson Silva, o objetivo das conferências de Saúde é reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS.
“O SUS deve ser público, universal, integral, equânime, com financiamento adequado e regular, visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado. Esse é o momento de propormos diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS em nosso país”, salientou.
Para participar, é necessário acompanhar a realização no seu município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final.
Conferências nos municípios:
- Porto Acre – 27 de fevereiro (Centro de Convenções)
- Senador Guiomard – 28/02 (Igreja do Evangelho Quadrangular)
- Tarauacá – 1º/03 (Sinteac)
- Feijó – 1º e 02/03 (Polo da Cedup)
- Manoel Urbano – 06/03 (Centro Cultural)
- Sena Madureira – 07/03 (Auditório Municipal Profª Francisca Souza da Silva)
- Assis Brasil – 13/03 (Atrás da Sede da Prefeitura Municipal)
- Brasileia – 14/03 (Senac)
- Epitaciolândia – 15/03 (Escola Joana Ribeiro Amed)
- Xapuri – 16/03 (Salão Paroquial de Xapuri)
- Capixaba – 17/03 (Centro Cultural Capixaba)
- Santa Rosa do Purus – 15/03 (E.E.F. Dr. Celso Cosme Salgado)
- Rodrigues Alves – 20/03 (Auditório da Escola Francisco Braga de Souza)
- Mâncio Lima – 21/03 (Auditório da Escola Padre Edson de Oliveira Dantas)
- Cruzeiro do Sul – 22/03 (Teatro dos Náuas)
- Marechal Taumaturgo – 22/03 (Igreja Assembleia de Deus)
- Porto Walter – 22/03 (Salão Paroquial)
- Acrelândia – 23/03 (Polo UAB/CEDUP)
- Bujari – 27/03 (Igreja Católica João Batista)
- Jordão – 28/03 (Centro de Florestania)
- Plácido de Castro – 28/03 (Primeira Igreja Batista de Plácido de Castro)
- Rio Branco – 29, 30 e 31/03 (Uninorte)
Fonte agencia.ac.gov.br