Por Luana Lima
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), marcou presença na quarta-feira, 26, e quinta, 27, no 4º Congresso Aeromédico da América Latina (Conaer), realizado no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia (GO). O evento, que reuniu profissionais da saúde, pilotos, empresas e organizações, contou com o apoio da Associação Brasileira de Operações Aeromédicas (Aboa).
Durante o encontro, foram abordados temas relevantes, como o serviço aeromédico como agente de transformação social, estudos de caso sobre acidentes e incidentes aéreos e regulamentação do SUS, além da premiação de artigos científicos e relatos de caso, na abertura do segundo dia.
O Acre foi representado por uma equipe de cinco servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu): a enfermeira Thays Daher, o enfermeiro Lourenço Vasconcelos e os médicos emergencistas Jonatha Santiago, Luiz Alberto Farias e Manoel Alves Cavalcanti.
O grupo apresentou relatos de casos, abordando dificuldades de resgate aeromédico em condições meteorológicas desfavoráveis, como de paciente grande queimado vítima de acidente aéreo em cidade do interior, de uma criança vítima de queda em aldeia no interior do estado e assistência a puérpera e a recém-nascido em aldeia indígena.
O médico emergencista Jonatha Santiago ressaltou a importância do evento: “O congresso tem como objetivo divulgar pesquisas científicas, experiências profissionais e operacionais, fomentando o desenvolvimento da aviação e saúde. No Acre, contamos com três aeronaves de asa rotativa para resgate e transporte de pacientes. A participação nesse evento visa melhorar a assistência ao paciente, capacitar a equipe para melhor atendimento e trocar experiências com diversos profissionais do Brasil e de outros países. Agradecemos à coordenação-geral do Samu, ao secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e ao governo do Estado, por nos proporcionar essa oportunidade de capacitação profissional e pessoal.”
A enfermeira Thays Daher também destacou a relevância do congresso: “É de suma importância para aprimorar os conhecimentos e as trocas de informações em nível nacional, por meio de relatos de experiências e trabalhos científicos. Apresentamos quatro relatos de ocorrências do Acre. Queremos também agradecer a nossa coordenadora do Samu, enfermeira Necila Fernandes, e ao governador Gladson Cameli, que estão investindo nos nossos profissionais para melhorar a qualidade da assistência e levar atualizações e as trocas de experiências realizadas nesse congresso.”
A participação do Acre no 4º Conaer demonstra o comprometimento do Estado em aprimorar os serviços de resgate aeromédico, capacitar profissionais e garantir um atendimento de qualidade à população.