Cruzeiro do Sul, AC, 18 de maio de 2025 17:48

Acre participa de 1º Encontro Nacional do PAA Indígena

Compartilhe

Por

O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realiza, entre os dias 13 e 14 de maio, o 1º Encontro Nacional do PAA Indígena, em Brasília (DF). O Acre conta com representantes das secretarias de Agricultura (Seagri) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) no evento.

Realizado pelo governo federal, Acre participa do 1º Encontro Nacional do PAA Indígena, em Brasília (DF). Foto: Wesley Moraes/Repac

Durante o encontro, estão sendo apresentadas experiências exitosas e debatidas propostas voltadas à promoção da segurança alimentar e à geração de renda para os indígenas.

O Programa de Aquisição de Alimentos Indígena ( PAA Indígena) foi criado em 2023, pelo MDS. A iniciativa já garantiu investimento superior a R$ 60 milhões na compra e doação de alimentos cultivados pela agricultura familiar indígena.

Neste ano, o Acre foi contemplado com R$ 4,2 milhões para adquirir a produção agrícola dos povos tradicionais. Os recursos são geridos pela Seagri. Mais de 80 aldeias, de sete terras indígenas, fornecem alimentos ao PAA Indígena. A maior parte da produção das aldeias é destinada às escolas indígenas.

Acre participa do evento com representantes das secretarias de Agricultura e de Assistência Social e Direitos Humanos. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Esta é a primeira vez que o Acre participa do PAA Indígena. Além de fortalecer a atividade produtiva rural nas comunidades tradicionais, este programa atende a demanda de segurança alimentar e nutricional da população indígena”, explicou Luís Tchê, secretário de Agricultura.

A professora indígena Nilcia Kaxinawá, de Feijó, participa do evento e destaca os benefícios após a implementação do programa na comunidade onde vive.

Professora indígena de Feijó falou dos benefícios alcançados após a implementação do programa. Foto: Cedida

“Muitos produtos da merenda eram enlatados e os alunos preferiam ir em casa comer, na hora do intervalo. Muitos nem voltavam. Agora, com a alimentação mais saudável, a aceitação está sendo muito boa”, disse.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress