Representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estiveram reunidos na última segunda-feira, 28, em Brasília, com a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratarem de iniciativas referentes às atividades agrícolas e pecuárias no sistema prisional.
O encontro também contou com a participação de representantes dos sistemas prisionais dos estados de Alagoas, Pará e Santa Catarina. O objetivo é construir uma política nacional do Mapa para o sistema prisional, visando à destinação de recursos financeiros e assessoramento técnico para o desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias nas unidades penitenciárias do país.
De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, durante a reunião os estados apontaram os desafios e dificuldades para a manutenção dessas atividades no sistema prisional e também destacaram as atividades desenvolvidas em suas unidades penitenciárias.
“Nos orgulha muito receber o convite do Depen e Mapa para subsidiarmos na construção de uma política nacional na produção agrícola e pecuária para o sistema prisional brasileiro. Isso mostra que o estado do Acre está no caminho certo”, destacou Hessel.
O diretor-presidente diz ainda que tudo isso só foi possível, graças às parcerias firmadas com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e principalmente ao governador que tem garantido todo o apoio ao sistema penitenciário do Acre.
Por Marcelo Torres