O Dia da Amazônia, 5 de setembro, foi celebrado no Pavilhão do Brasil, na Exposição Universal das Nações Unidas (Expo 2015), realizada em Milão, na Itália, tendo o Acre como protagonista. A importância de se consolidar uma política com práticas que busquem, cada vez mais, um modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo deram o tom do evento que foi coroado com o show do acreano João Donato.
A participação do Acre vai de encontro ao tema da Expo “Alimentando o Planeta, Energia para a vida”. Durante todo o dia do evento foram realizados encontros e reuniões com empresários de indústrias, buscando oportunizar e prospectar negócios em empreendimentos coletivos atuantes nas cadeias produtivas dos superalimento (açaí e castanha), mandioca, proteína animal (aves, bovinos, suínos, ovinos e peixes), mel, óleos e borracha natural, além da gastronomia e design, buscando um modelo de cooperação econômica e sustentável.
O governador Tião Viana, o secretário das Relações Exteriores da Lombardia, Mário Montovani, o embaixador Paulo Cordeiro de Andrade, cônsul-geral do Brasil na Itália, Adriano de Angelis, assessor especial do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, Marco Lomanto, diretor de produtos e destinos da Embratur, e Solete Foizer, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos abriram o evento. Secretários de governo, empresários acreanos, autoridades italianas e convidados participaram do Dia da Amazônia.
“Numa breve conversa com João Donato, que é acreano, ele me disse: ‘O Brasil vai ficar cada vez melhor’. É uma frase extraordinária, pois é de um homem de 80 anos, que fez a bossa nova, que mostra uma fé tão grande. Ver o governador Tião Viana, pessoas e governos absolutamente comprometidos com a sustentabilidade da nossa natureza e da economia nos dão a certeza de que João Donato está correto. Natureza, economia e cultura são as bases do crescimento de uma nação. O Acre é o exemplo da construção da paz, um estado pioneiro na construção da Amazônia do futuro, daqueles que vão colher a floresta para o benefício dos povos que nela habitam”, disse o embaixador Paulo Cordeiro.
Para Tião Viana, participar da Expo Milão tem um significado que apresenta uma imagem que ficará congelada no tempo e história civilizatória.
“O mundo reúne na Expo Milão suas expressões e identidade. Hoje é Dia da Amazônia, um jardim de Deus, um grande refrigerador do planeta, que tem uma importância vital nesse tempo de aquecimento global e alterações climáticas. Estamos muito felizes de estarmos participando deste momento tão significativo e especial. Estamos trazendo um pouco da identidade cultural e histórica da região Amazônica e do Brasil. Essa nossa missão de unirmos povos e sentimentos era uma equação que parecia tão difícil, mas que para nós do Acre não é mais: de conviver com a floresta, conserva-la, mas permitir a qualidade de vida e o crescimento econômico associado. No Acre estamos desenvolvendo cadeias de ovinos, bovinos, piscicultura, mel, frutas naturais, e o uso inteligente da madeira, para a cadeia da indústria e o mercado que nos valorize por isso, o que importa para nós é que cada atividade tenha boas práticas”, ressaltou o governador.
Assinatura do Mou Under2
Entre as atividades, foi realizada a assinatura e adesão dos estados de Rondônia, Amazonas, Tocantins e da região italiana da Lombardia ao programa MoU Under 2, mostrando o comprometimento em reduzir as emissões de gases com efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. O governador de Rondônia, Confúcio Moura assinou o documento acompanhado pela vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, assim como o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Ademir Stroski e o secretário das Relações Exteriores da Lombardia, Mário Montovani.
Ao parabenizar o Acre pelo protagonismo, Montovani ressaltou que é importante que o mundo conheça mais de uma região tão bela como a Amazônia e que todos devem ter compromisso com essa parte do planeta.
Palestras – O evento seguiu com as palestras dos convidados Steve Swartzman do Fundo de Defesa Ambiental (EDF) e Luis Fernando Laranja da Kaeté Investimentos, que apresentaram suas visões e experiências na consolidação da Economia Verde do Acre, com um ambiente distinto para investimentos de baixo carbono e alta inclusão social.
João Donato – O show do instrumentista e compositor acreano, João Donato encerrou o Dia da Amazônia. Donato já no início emocionou à plateia com um trecho do hino Acreano e fez questão de falar de seu orgulho de ser filho de um estado que é referência e possui uma identidade cultural própria e ao mesmo tempo universal. Vários sucessos de seu repertório da bossa nova seguiram o roteiro musical.