Por Eduardo Gomes
Brasília foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição do Seminário Trânsito para Elas, realizado nesta quarta-feira, 17, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Instituto Mulheres pelo Trânsito.
O evento representa um espaço para debater as políticas voltadas ao trânsito no Brasil e o papel feminino na gestão do setor. Em meio às discussões, a Senatran homenageou quatro mulheres presidentes de Detrans nos estados do Acre, Piauí, Pará e Sergipe.
Taynara Martins, gestora da autarquia estadual de trânsito do Acre, recebeu dupla homenagem, ressaltando o protagonismo da instituição.
“É uma alegria receber esse reconhecimento. Me sinto lisonjeada e levo essa emoção a todos os servidores do departamento, que compõem nossa equipe comigo. O Detran/AC tem se destacado cada vez mais”, afirmou Taynara Martins.
A proposta da Senatran é fortalecer iniciativas que valorizem e reconheçam a atuação de mulheres na implementação das políticas de trânsito nas cidades e estados.
Adrualdo Catão, titular da Senatran, destacou a luta feminina pela ocupação de espaços de poder.
“As mulheres enfrentam uma barreira muito mais dura, que é a social. A norma que não está escrita é muito mais difícil de ser cumprida. A mulher que está hoje em uma posição que ela alcançou, certamente lutou muito mais que um homem para isso. Precisamos despertar isso como simbologia e representatividade”, disse.