Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 10:09

Acre e estados que compõem as Rotas Amazônicas Integradas assinam termo de intenções com a Embratur durante Salão do Turismo

Compartilhe

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), assinou termo de intenção entre os estados que compõem as Rotas Amazônicas Integradas (RAI) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O objetivo é promover, no exterior, os destinos amazônicos membros do grupo RAI: Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Amapá.

Assinatura de termo entre estados que compõem as Rotas Amazônicas Integradas e Embratur tem como objetivo promover destinos amazônicos no exterior. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, ressaltou a importância da assinatura do termo para fortalecer a promoção do Acre e dos estados da Região Norte. “A assinatura do termo é muito importante para fortalecer o nosso estado e a nossa região. Através da Embratur, poderemos levar para o mundo o que nós temos de turismo e sustentabilidade. O mundo hoje procura por sustentabilidade e a região norte é rica e essencial para mostrar isso. Tenho certeza que novos frutos virão a partir disso, e levaremos o melhor do Acre para todos os países”, pontuou.

Secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias (à esquerda), e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou sobre o desenvolvimento de campanhas em conjunto com os estados e destacou a relevância de priorizar a Região Norte e a Amazônia no desenvolvimento do turismo: “Temos uma prioridade que é olhar a Região Norte, a Amazônia, e fazer com que o turismo seja um instrumento fundamental de geração de emprego e renda. Existe a especificidade, a diversidade da região, e a gente quer contar com vocês para planejar juntos, pensar as ações, fazer com que a região seja prioritária e que a gente faça com que a promoção internacional tenha um foco na Amazônia”, disse.

Abertura 8º Salão do Turismo

A 8ª Edição do Salão do Turismo iniciou com programação na última quinta-feira, 8, e teve cerimônia de abertura oficial nesta sexta-feira, 9, no Rio de Janeiro (RJ). O evento segue até o próximo domingo, 9, no Riocentro, com a presença de 251 expositores de todo o país.

Abertura oficial do Salão do Turismo aconteceu nesta sexta-feira, 9, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na oportunidade, foi apresentado o Plano Nacional do Turismo (2024-2027), que tem por objetivo destacar “o turismo como protagonista do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, com vinte projetos e um projeto de divulgação e marketing. Também foi prestado um momento de silêncio em respeito e solidariedade aos amigos e familiares das vítimas do acidente aéreo, ocorrido no interior de São Paulo.

Estiveram presentes na abertura oficial o ministro do Turismo, Celso Sabino; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, além de outras autoridades e representantes dos estados.

Comitiva Acreana

O Acre abriu a programação do Salão do Turismo, com atrativos e experiências turísticas renomadas do estado, ao lado das 26 unidades da federação e do Distrito Federal (DF), nesta quinta-feira, 8, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), é realizado até o próximo domingo, 11.

Parte da comitiva acreana no espaço do artesanato no Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Neste ano, pelo menos 30 pessoas da comitiva acreana representam, no espaço institucional do estado, o trade turístico, com artesanato, doces regionais e produtos consolidados. Durante os dias de exposição, o Acre apresenta experiências visuais do Croa, da Serra do Divisor e do Festival Puyanawa com os óculos 360º, além de experiências da Trilha Chico Mendes, Serra do Divisor, Rio Croa e o Caminho das Aldeias, destacando os festivais indígenas, que também são destacados no espaço Brasil em Festa.

Fonte agencia.ac.gov.br