Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 21:33

Acre apresenta redução de 66% nos alertas de desmatamento no início de março

Compartilhe

Por  Larissa Costa

O Acre apresentou uma redução de 66% nos alertas de desmatamentos no início do mês de março de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados, analisados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), são baseados em um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na sexta-feira, 15.

Acre apresentou uma redução de 66% nos alertas de desmatamentos emitidos de 1° a 8 de março de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

De acordo com os dados do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, de 1° a 8 de março de 2024, o Acre registrou um acúmulo de 0,35 km², o que representa uma redução de 66% nos alertas de desmatamento emitidos, em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram 4 km².

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou que o estado vem apresentando resultados positivos na redução dos alertas de desmatamento desde o ano passado e reforça a continuidade das ações para este ano.

“Vamos dar continuidade nas ações para mantermos a redução não só dos alertas de desmatamento, mas também dos focos de queimadas no Acre. Temos atuado em diferentes frentes com a educação ambiental, mutirões de regularização ambiental, finalizamos o Plano de Prevenção e Combate aos Desmatamento e Queimadas (PPCDQ) e o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE). Seguiremos com o planejamento integrado, com uma atuação que reúne as instituições dos governos federal, estadual e municipal”, afirmou.

No acúmulo do ano, de 1° de janeiro a 8 de março de 2024, o Acre também registrou redução nos alertas de desmatamento de 66% – 2,08 km² -, em comparação com o mesmo período do ano passado – 6,12 km².

Fonte agencia.ac.gov.br