AÇÃO DE SAÚDE E CIDADANIA DA PREFEITURA ATENDE RIBEIRINHOS DO BAIXO TARAUACÁ
Compartilhe
A comunidade Brisa, divisa com o município de Envira, no Estado do Amazonas foi a primeira contemplada com os serviços do Barco Hospitalar
O programa “Saúde e Cidadania Itinerante do Barco Hospitalar” deflagrado pela atual gestão da Prefeitura de Tarauacá atendeu centenas de moradores de diversas comunidades do baixo Rio Tarauacá. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, odontólogo, vacinadores, técnicos, protético, militares e demais profissionais da saúde passou 10 dias realizando as ações. Além dos atendimentos, a Prefeitura garantiu, ainda, a entrega de medicamentos, conversas com a comunidade, dentre outros serviços.
A comunidade Brisa, divisa com o município de Envira, no Estado do Amazonas foi a primeira contemplada com os serviços do Barco Hospitalar. Por lá, os atendimentos ocorreram durante todo o dia de terça-feira, 05, concentrando inúmeros moradores.
Ribeirinhos agradecem e ressaltam importância do projeto
A agricultora Maria Auxiliadora, ao lado do seu esposo Raimundo de Jesus, moram na Comunidade Perseverança(4°Ponto de Atendimento) há mais de 50 anos consideram de fundamental importância o programa do Barco Hospitalar, pois segundo ele, este é o terceiro ano consecutivo que os mesmos evitam gastos com o deslocamento até a zona urbana, no que se refere ao atendimento de saúde.
“Muitas pessoas aqui vieram das colocações, dos seringais com até 3 horas de viagem. É muito importante a realização desses atendimentos na nossa comunidade, principalmente porque evita o deslocamento até a zona urbana que gera um alto custo”, destacou.
O prefeito e médico de Tarauacá, Rodrigo Damasceno acompanhou a viva-voz os atendimentos aos moradores do baixo Rio Tarauacá. Acompanhado do vice-prefeito, Chagas Batista, do secretário municipal de Saúde, Janicélio Marinho, comandante da Polícia Militar de Tarauacá, Major Ruiz, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fernando Feitosa, vereadores Manoel Monteiro, José Sidenir, Maria José e Nasso Kaxinawá, além de demais integrantes da administração municipal, Rodrigo passou 10 dias visitando os ribeirinhos.
“É sempre bom conversar com os ribeirinhos, ouvir a comunidade para saber como podemos melhorar na questão da saúde. Aqui, estamos vendo como o programa saúde itinerante é importante para quem mora na zona rural. Vivemos atualmente um momento de dificuldades, com a diminuição dos recursos, mesmo assim, todo o esforço foi feito para a realização desses atendimentos, realizados há 3 anos consecutivos. É a Prefeitura, com sua equipe de saúde, presente nas mais distantes comunidades do rios Tarauacá e Murú. Estou muito feliz com o desfecho dos atendimentos aos ribeirinhos, bem como também obtivemos sucesso nos atendimentos realizados no Alto Rio Tarauacá e Murú”, salientou.
O líder do Governo Municipal, José Sidenir que também acompanhou os atendimentos na comunidade Perseverança parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Tarauacá, através do prefeito Rodrigo Damasceno.
“É muito gratificante ver os ribeirinhos sendo atendidos e na mesma hora recebendo também os medicamentos. Trata-se de uma ação importantíssima, por isso, queremos parabenizar o prefeito Rodrigo Damasceno que faz questão de estar presente em todos os atendimentos, além de toda sua equipe por essa ação”, destacou.
“Esse trabalho feito aqui é prioridade para nossa administração. Ele não só continuará, como vai melhorar cada vez mais, apesar do período difícil pelo qual todo o País atravessa”, completou o secretário municipal de Saúde, Janicélio Marinho.
Na última segunda-feira, 12, o último atendimento foi realizado na Comunidade Socó, beneficiando ainda, os moradores dos ramais. “Pra gente isso aqui é muito bom, uma conquista muito grande. Tem prefeito, vereadores, médico, dentista e muita coisa que uma pessoa sem condição de descer pra cidade não encontraria. É uma ajuda muito boa que a gente tem. Graças a Deus o prefeito destinou mais uma vez essa equipe pra cá e todos nós fomos bem atendidos”, comentou o presidente da Associação de Moradores do Socó, José Célio.
Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá