Nesta quarta-feira,14, em Cruzeiro do Sul, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes realizou a “abertura do Viver Ciências”, com o tema “A Ciência a Serviço da Vida”. A 8ª edição da exposição terá continuidade nos dias 15 e 16, na Escola de Ensino Médio Flodoardo Cabral.

A mostra científica é considerada a maior do Estado do Acre e reúne ações inovadoras. É um evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes e diversas instituições parceiras.
A primeira edição foi em 2015 e, desde então, vem incentivando milhares de estudantes da rede de educação básica para iniciação à pesquisa e à produção de conhecimento.
Nos anos 2020 e 2021 a Viver Ciência adotou o formato virtual, devido a pandemia da covid-19, mas, este ano a mostra será presencial.
A chefe do Departamento de Educação e Inovação, Raquele Nasserala falou da importância do viver ciência.
“A viver Ciência Juruá é uma mostra de conhecimento científico que vem incentivar e fomentar a pesquisa, ciência, tecnologia e a inovação dos nossos estudantes das redes. É a Secretaria de Educação fazendo com que nossos jovens pesquisem, se encontrem com esse mundo tecnológico”, explicou Raquele Nasserala.
A coordenadora de Ensino do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Rocinete Santos destacou as boas ideias que são apresentadas durante os dias de exposição.
“As escolas têm a oportunidade, nesse momento, de estar mostrando justamente todo esse conhecimento que é aprendido, transformado e produzido muitas vezes em projetos dentro da própria escola e nesses momentos que eles têm a oportunidade de estar mostrando à sociedade muitas vezes um trabalho que é rico”, destacou a coordenadora.
O coordenador do CRIE (Centro de Referência em Inovações para a Educação), Anailton Salgado, também ressaltou a importância do evento e lança o convite a toda sociedade cruzeirense para que participem nos dias seguintes de apresentações.
“Convido toda sociedade cruzeirense a ser fazer presente nos dias 15 e 16, na Escola Flodoardo Cabral, considerando que lá será apresentado toda a nossa amostra científica, todos os experimentos, experiências e atividades do cotidiano de nossos alunos que estarão representando algumas escolas, além de instituições parceiras. Salientou também que a ciência está a serviço da vida e que produz conhecimento não só no âmbito escolar, mas fora dele.”





