Por Gledisson Albano
Na noite da quinta-feira, 01 de fevereiro de 2024, a escola Governador Valério Caldas de Magalhães, localizada no centro de Cruzeiro do Sul, realizou a formatura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que concluíram o ensino médio. Foram 63 formandos de três turnos, que receberam seus diplomas com muita alegria e orgulho.
Entre os formandos, estava Cisnando Isidório de Lima, de 57 anos, que trabalha como vigia e pedreiro. Ele contou que havia estudado somente até a terceira série, mas que nunca desistiu do seu sonho de concluir os estudos. “A minha mãe faleceu e a gente morava no interior, meu pai veio pra cidade. Aí não tinha onde morar, morava nas casas dos outros. E por conta disso acabei deixando de estudar. Mas agora com mais de 50 anos eu vim para a sala de aula de novo, fiz o terceiro modo e o quarto modo que a gente finalizou em dezembro e hoje estamos aqui recebendo nosso diploma de segundo grau completo”, disse ele, emocionado.
O gestor da escola, João Nery, destacou a conquista dos alunos, que enfrentaram dois anos de luta e superaram as dificuldades impostas pela pandemia. “É uma conquista para essa turma aí, que passaram dois anos lutando, e hoje eles estão finalizando. E isso traz um suporte para que eles tenham espírito para prosseguir e não parar por aqui. Essa turma que está formando hoje é uma turma que passou pelo período da pandemia, mesmo assim eles conseguiram ultrapassar todas as barreiras e aqui finalizando hoje com essa festa de formatura e é tão significante para a vida de cada um deles”, afirmou ele.
A coordenadora do ensino da Representação da Secretaria de Estado de educação, Rocinete Santos, que esteve presente no evento junto com o coordenador geral da RSSE, Aderlan Gomes, ressaltou o momento especial para os alunos e para os profissionais da educação, que acompanham esse processo. “É um momento especial para os alunos, mas não somente para eles, é especial também para a gente que acompanha esse processo, principalmente para os alunos de EJA, que muitas vezes deixa os filhos em casa, trabalha o dia todo e ainda tira um tempinho para estudar, então prestigiar esse momento de vitória é um prazer para a gente”, declarou ela.