Por Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul encerrou o ano de 2022 com a reinauguração de três postos de saúde: Miritizal do Baixo, do Meio e Remanso.
O saldo positivo só foi possível mediante muito empenho e planejamento. Depois de detectar a demanda, a prefeitura buscou parcerias que viabilizassem as obras, que devem abranger outras quatro unidades de saúde do município com cronograma de obras para o próximo ano.
Mas, no ano que se encerra, é importante relembrar algumas das ações da saúde que ao longo deste ano de 2022, marcaram os esforços, e as estratégias da gestão numa área sempre muito sensível à população.
Após o ano atípico que foi 2021 por conta da pandemia, 2022 marcou por um lado a retomada de ações de rotina, mas também a continuidade de estratégias iniciadas durante a pandemia como os referentes à vacinação, por exemplo.
Em janeiro, Cruzeiro do Sul completou um ano de vacinação contra covid-19 tendo aplicado mais de 126 mil doses. O bom resultado obtido, foi fruto de um esforço para aproximar as ações de saúde da população.
“Hoje o município de Cruzeiro do Sul é lembrado no Acre com um caso de sucesso e isso se deve em grande parte à resposta da nossa população, que atendeu ao nosso apelo”, disse na ocasião, o prefeito Zequinha Lima.
Este foi o mesmo princípio que norteou, por exemplo as ações itinerantes na Zona Rural. A gestão buscou ampliar a presença da atenção básica nas áreas de mais difícil acesso como no rio Liberdade e Juruá Mirim.
“Os programas e ações itinerantes tem recebido uma ênfase da nossa gestão, que entende a prioridade que é levar saúde e cidadania mesmo para aquelas pessoas que estejam mais distantes. Já temos obtido resultados positivos com essas ações, principalmente no que se refere à prevenção e diagnóstico precoce de doenças, vacinação e etc. Continuamos buscando aperfeiçoar essas ações, adaptando à realidade das pessoas, com o objetivo de alcançar a população e assim promover a saúde básica que é o que compete ao município”, disse o prefeito.
Cruzeiro do Sul dispõe atualmente de 11 UBS rurais onde atuam equipes de saúde da família, e uma equipe de saúde fluvial.
Redução Histórica na Malária
Foi também o ano em que uma redução histórica nos casos de malária no município.
No período entre janeiro e outubro deste ano foram registrados 2.191 casos da doença, o que representa cerca de 43% dos 5.027 casos registrados em 2019 no mesmo período. O número é considerado o menor da história desde que os casos de malária passaram a ser registrados.
“O prefeito Zequinha e a secretária Valéria não tem medido esforços para combater este que ainda é um dos principais agravos de saúde em nossa região. Hoje podemos contar com uma equipe estruturada. Em 2020 houve a contratação de profissionais concursados para o quadro permanente, com isso não há muita rotatividade no quadro de servidores, o que fortalece as ações pois traz a comunidade para mais próximo do serviço”, disse o coordenador de Vigilância Entomológica Leonísio Mendonça.
A frente da pasta da saúde, A secretária Valéria Lima lembra da importância do planejamento das ações, da valorização do servidor público e do compromisso com o usuário do SUS para obter bons resultados na atenção básica.
“A diretriz primeira da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a oferta de serviços e ações de modo a atender as necessidades de saúde, respeitando os princípios da integralidade, humanização, justiça social e as diversidades ambientais, sociais e sanitárias das regiões, buscando reduzir as mortes evitáveis e melhorando as condições de vida das pessoas, esse é o princípio que norteia nossas ações”, explicou a secretária Valéria Lima.
Relacionado